O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) abriu processo seletivo para estágio de estudantes dos níveis médio, técnico e superior em diversas áreas, com formação de cadastro de reserva e vagas já disponíveis em várias cidades da Bahia. O Edital 23/2025 foi publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho do último dia 25/8. A seleção será realizada por meio de prova objetiva online, com caráter eliminatório e classificatório.
As inscrições vão do dia 4 de setembro ao dia 6 de outubro de 2025 e deverão ser feitas exclusivamente no site do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Não haverá cobrança de taxa.
O candidato deverá informar a localidade em que deseja estagiar e escolher o curso correspondente à sua formação.
Poderão participar estudantes regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas, nos cursos abaixo contemplados.
Ensino médio e técnico
- Ensino médio regular
- Médio integrado ao técnico
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Técnico em Segurança do Trabalho
Ensino superior
- Administração
- Arquitetura
- Arquivologia
- Biblioteconomia
- Ciências Contábeis
- Comunicação Social – Jornalismo
- Comunicação Social – Relações Públicas
- Design
- Direito
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Estatística
- Secretariado
- Tecnologia da Informação
Vagas
As vagas para estágio estão distribuídas por diversas cidades do estado da Bahia. Para o nível médio, há oportunidades em municípios como Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Itaberaba, Jequié e Porto Seguro, entre outros. Para o curso técnico em Segurança do Trabalho, a lotação será em Salvador.
Já as vagas para nível superior abrangem exclusivamente a capital, exceto no curso de Direito, que também contempla cidades do interior, como Brumado, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, entre outras.
A relação completa dos cursos, cidades e critérios de convocação pode ser consultada no Anexo I do edital.
Bolsa-auxílio e benefícios
O valor da bolsa mensal é de R$619,94 para estudantes de nível médio e técnico e de R$1.000,00 para nível superior. A jornada é de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, com realização presencial, conforme o horário de funcionamento das unidades do TRT-BA. Também são assegurados o auxílio-transporte por dia estagiado presencialmente e seguro contra acidentes pessoais, conforme determina a Lei 11.788/2008.
Provas
As provas serão aplicadas online pelo CIEE, com início no dia 4/9, inclusive aos fins de semana e feriados. A composição das provas varia conforme o nível de escolaridade:
- Nível médio e técnico: 20 questões de língua portuguesa, informática e conhecimentos gerais.
- Ensino superior (exceto TI e Direito): 25 questões de português, informática, conhecimentos gerais e específicos.
- Ensino superior em TI: 25 questões, com foco em conteúdos específicos da área de tecnologia da informação.
- Direito: 35 questões, sendo 10 de português e 25 de disciplinas jurídicas (Direito do Trabalho, Constitucional, Civil, Processual Civil, etc.)
O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Cotas
Serão reservadas:
- 10% das vagas para pessoas com deficiência;
- 30% para pessoas negras (pretas ou pardas), conforme critérios do IBGE;
- 5% para pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), mediante autodeclaração e apresentação de documentação.
As convocações seguirão critérios de alternância e proporcionalidade entre as listas de ampla concorrência e as de cotas. Os detalhes sobre os requisitos específicos, documentação e critérios de desempate estão descritos no edital.
Para mais informações, consulte o edital completo e acompanhe as atualizações no site do CIEE.
Leia também: Neoenergia entrega o segundo trecho da linha de transmissão Alto Paranaíba







