O Governo Federal lançou um novo edital do Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas disponíveis para inscrição a partir desta segunda-feira, 5 de maio, nas 27 unidades federativas. Desse total, 3.066 vagas serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 são destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Em Sergipe, estão previstas 35 vagas em 23 municípios do estado (veja lista completa abaixo). Desse total, 28 vagas estão em áreas de vulnerabilidade alta ou muito alta. Itabaianinha é o município com mais oportunidades, com cinco vagas abertas. A intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. Os médicos interessados podem se inscrever até o dia 8 de maio.
A oferta das vagas considera o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025. Lançado na última quarta-feira (30/4), o estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões. A prioridade do Mais Médicos é atender as de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais.
As vagas contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). Na divisão por regiões, o edital prevê 1.105 vagas no Nordeste, 945 no Sudeste, 419 no Sul, 397 no Norte e 200 vagas na Região Sul.
“Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, uma das principais preocupações da nossa gestão. A atuação integrada desses profissionais vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Divisões de vagas do Mais Médicos previstas nos municípios municípios sergipanos:
5 – Itabaianinha
2 – Frei Paulo
2 – Indiaroba
2 – Nossa Senhora das Dores
2 – Poço Redondo
2 – São Cristóvão
2 – Tobias Barreto
2 – Santa Luzia do Itanhy
2 – Tomar do Geru
1 – Cumbe
1 – Estância
1 – Lagarto
1 – Nossa Senhora de Lourdes
1 – Própria
1 – Boquim
1 – Canhoba
1 – Carira
1 – Gararu
1 – Japoatã
1 – Maruim
1 – Pirambu
1 – Riachão do Dantas
1 – Siriri
Leia também: Copom eleva Taxa Selic para 14,75% ao ano