O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, registrou um lucro líquido ajustado de R$1,78 bilhão em 2024, um aumento de 26% em relação a 2023. O forte crescimento reflete a contínua expansão da demanda nas plataformas de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos, com movimentação recorde registrada a cada trimestre, e a implementação de uma série de ações voltadas aos ganhos de eficiência. A Companhia ainda investiu R$7,44 bilhões, o maior aporte do setor de infraestrutura de mobilidade no Brasil em 2024.
No período, a receita líquida ajustada foi de R$15,4 bilhões, 10% superior a do ano anterior. Além do crescimento da movimentação nas três plataformas de atuação, o resultado também foi impactado positivamente pela alta de 22,9% nas receitas complementares, que alcançaram R$ 1,23 bilhão ao final de 2024. Esta forte performance é fruto da expansão das operações de varejo e serviços nas estações de trens e metrôs e nos aeroportos administrados pelo Grupo CCR, além das receitas geradas por publicidade e transporte de carga.
O EBITDA ajustado, por sua vez, chegou a R$ 8,9 bilhões em 2024. Este valor representa um aumento de 7,1% em relação a 2023. A Companhia ainda viu uma redução de 3,8% em seu resultado financeiro líquido, para R$ 3,27 bilhões, reflexo, principalmente, da queda de 22,5% no pagamento de juros sobre empréstimos, financiamentos e debêntures em função da mudança no perfil de indexação da dívida, com menor exposição ao CDI.
“2024 foi o ano de uma execução superior de nosso plano de investimento, com um nível recorde que é o maior do setor. Foi também determinante para preparar a otimização de nosso portfólio, com a conquista de dois novos ativos de elevada qualidade (Paraná Lote 3 e Rota Sorocabana) e o equacionamento de dois ativos com resultados negativos – CCR Barcas e MS Via. 2025 será o ano da consolidação de um negócio mais rentável e robusto”, afirma o CEO do Grupo CCR, Miguel Setas.
Endividamento
Em linha com o compromisso assumido com o mercado, o Grupo CCR ainda reduziu em 10,4% o endividamento da holding no último trimestre, que encerrou o ano em R$3,28 bilhões. Em que pese o investimento recorde em 2024, a Companhia terminou o ano com uma alavancagem de 3,2 vezes, dentro do limite autoimposto de 3,5x estabelecido na política financeira aprovada por seu Conselho de Administração. O cronograma de pagamento da sua dívida demonstra um perfil de longo prazo, com cerca de 50% das amortizações com vencimento a partir de 2032.
Essa estratégia reflete a captação de novos financiamentos de longo prazo para suportar o programa de investimentos da Companhia, associada à gestão de passivos para a mudança do perfil da dívida (de CDI para IPCA) e o alongamento dos prazos de vencimento. A estratégia ativa de liability management do Grupo CCR gerou um valor presente líquido (VPL) de R$ 235 milhões ano passado.
Investimento recorde em 2024
Em 2024, o Grupo CCR executou um plano recorde de investimentos, com destinação de R$7,44 bilhões a projetos de infraestrutura de mobilidade em suas três plataformas de atuação: rodovias, mobilidade urbana e aeroportos. O valor foi 17,2% maior do que o realizado em 2023.
Em Rodovias, entre os investimentos de destaque estão o início da duplicação da Serra das Araras (RJ), na Rodovia Presidente Dutra; a recuperação de 2,1 mil quilômetros de pavimento no Sistema Anhanguera-Bandeirantes; a entrega das obras de ampliação da Via Dutra, em Guarulhos; a implantação de vias marginais e faixas adicionais na Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280); e a duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no trecho entre Mairinque, Sorocaba e São Roque, no interior paulista. Já na ViaSul, houve duplicações e reconstruções de infraestruturas perdidas na catástrofe climática ocorrida em maio
A plataforma de Mobilidade Urbana, por sua vez, investiu na modernização das Linhas 8 e 9. Além da conclusão da aquisição dos 36 novos trens da fabricante Alstom, foi realizada a reforma de 12 estações, melhorando a acessibilidade e o conforto aos passageiros, e a implantação do serviço Próximo Trem, que permite ao cliente visualizar a estimativa de prazo para a chegada do próximo trem por meio de um QR Code disponível nas estações. No Rio de Janeiro, foi inaugurado o Terminal Intermodal Gentileza (TIG).
Na plataforma de Aeroportos, a Companhia concluiu as obras de modernização e expansão de 10 aeroportos no Brasil (Blocos Central e Sul), e realizou a pré-engenharia para a implantação de nova pista de pouso e decolagem do aeroporto de Curitiba (PR) e a reforma do terminal de passageiros em Navegantes (SC). As melhorias implementadas incluem novas áreas de embarque e desembarque de passageiros, esteiras de bagagens automatizadas, instalação de novos pátios, adequações nas pistas e das áreas de escape, conforme a legislação vigente, e a instalação de novas pontes para conexão com aviões.
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