Na contramão do país, o mercado de veículos novos de Sergipe começou o novo ano com retração. Em janeiro, as concessionárias do estado comercializaram 3.793 unidades, numa ligeira queda de 1,58% na comparação com igual mês de 2024. O segmento de motos, com retração de 9,23%, foi o principal responsável por este desempenho. Os dados foram divulfgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
De acordo com o levantamento, em janeiro, foram emplacados 1.010 automóveis de passeio, numa alta de 11,48%. Os setores de picapes (+22,01%), ônibus (66,67%) e máquinas agrícolas (83,33%) também foram bem.
Segundo informações da Fenabrave , em janeiro deste ano, foram emplacadas 341.435 unidades em todo o país, o que representa alta de 5,9% na comparação com janeiro do ano passado e é o melhor desempenho para o mês desde 2015.
De acordo com o presidente da entidade, Arcelio Junior, o resultado aponta recuperação do mercado automotivo, sobre janeiro do ano passado, apesar da queda registrada em quase todos os segmentos, em relação a dezembro de 2024.
“O mês de janeiro é, historicamente, pior do que dezembro, pois é um período com características singulares e que influenciam o desempenho de emplacamentos, já que, nessa época, o orçamento das famílias é afetado por despesas como IPVA, matrículas e material escolar, além de ser uma época em que muitos consumidores saem em férias e acabam postergando a decisão de compra de veículos. Ainda assim, tivemos um resultado positivo frente a janeiro de 2024”, analisa o presidente da Fenabrave.
Leia também: Indústria fecha 2024 com alta de 3,1%, mas sofre queda nos últimos meses