• Anuncie
  • Capa
  • Fale com a gente
  • Política de privacidade
  • Quem somos
segunda-feira, 17/11/2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sergipe Negócios
  • GERAÇÃO, TRANSMISSÃO & DISTRIBUIÇÃO
  • PETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
  • EÓLICA & SOLAR
  • EMPRESAS & NEGÓCIOS
  • BRASIL
  • MAIS
    • OPORTUNIDADES
  • GERAÇÃO, TRANSMISSÃO & DISTRIBUIÇÃO
  • PETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
  • EÓLICA & SOLAR
  • EMPRESAS & NEGÓCIOS
  • BRASIL
  • MAIS
    • OPORTUNIDADES
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sergipe Negócios
Sem resultado
Ver todos os resultados
Capa BRASIL

Assaí aposta em marcas nordestinas e fomenta a economia regional

Rede reforça a valorização de produtos regionais e o relacionamento com fornecedores locais para se destacar na economia da Região Nordeste

Redação por Redação
23/08/2025
em BRASIL
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
Vida Alimentos

Vista de cima da sede da Vida Alimentos, em Jequié, na Bahia

Share on FacebookShare on Twitter

Mais da metade dos(as) fornecedores(as) do Assaí Atacadista no Brasil (57,1%) são regionais. Por meio dessa abordagem, o atacadista busca reforçar a sua presença e impacto positivo no Nordeste e, com a parceria de fornecedores (as) locais, como a Vida Alimentos, a Companhia busca a personalização da experiência de compra e excelência no atendimento ao cliente.

A adaptação de produtos regionais às gôndolas é um processo que promove a cultura local e gera novas oportunidades comerciais para outros estados. Fábio Santos, Diretor Regional do Assaí na Bahia, Sergipe e Petrolina (PE), destaca que esse tipo de parceria cria um diferencial dentro do varejo alimentar, beneficiando, principalmente, os(as) pequenos(as) empreendedores(as) e facilitando a disponibilidade de produtos em loja de maneira rápida.

NotíciasRelacionadas

Governo da Bahia oferta 40 mil mamografias no Outubro Rosa

Primavera começa com ondas de calor e baixa umidade no País

Idec diz que decisão do STF vai prejudicar usuários de planos de saúde

Anvisa proíbe venda de azeite Los Nobles e de suplemento alimentar

“Hoje, 45% do nosso público é formado por pela Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, pequenos(as) e microempreendedores(as), transformadores etc. São essas pessoas que se dirigem às lojas do Assaí todos os dias para abastecer os seus estabelecimentos graças ao modelo de negócio que adotamos, baseado em preços cerca de 10% abaixo do varejo tradicional, sortimento amplo e diversidade de meios de pagamento. Contudo, o grande diferencial para a conquistar a confiança, regionalmente, é a proximidade que temos com os(as) nossos(as) fornecedores(as) locais, pois é justamente com eles(as) que conquistamos uma personalização da compra assertiva, além de agilidade e consistência na disponibilização do produto em loja”, explica o Diretor.

PARCERIAS COM A VIDA ALIMENTOS

Entre as marcas envolvidas na parceria com o Assaí está a Vida Alimentos. Sediada em Jequié, no interior da Bahia, porém, com operação também em Sergipe a empresa atua no beneficiamento, venda e distribuição de açúcares, grãos e derivados. A parceria começou a partir da inauguração da segunda loja da atacadista no estado, em Feira de Santana, em outubro de 2013. Desde então, trabalham em modelo de parceria que inclui todas as 29 lojas do Assaí na Bahia e em Sergipe (capital e interior).

Matheus Miranda, CEO da Vida Alimentos, explica que com os avanços observados ao longo dos anos, surgiu a oportunidade de criar um modelo de sinergia entre as equipes baseado na abertura e disponibilidade em discutir o mercado e analisar, por meio de pesquisas, as particularidades de cada região e descobrir aspectos estratégicos para a inserção do produto nas cidades do estado.

“Para chegar em um lugar, precisamos ter muito bem mapeado diferentes aspectos locais, como o poder de compra dos(as) habitantes, aspectos culturais que influenciam no consumo, preferências de produtos e os melhores momentos do ano para inseri-los, entre outras particularidades. Esse processo só pode ser bem-feito se trabalharmos com empresas que acreditam no diálogo e no alinhamento periódico para entender o mercado. Assim, conseguimos identificar chances de ganho e a resolver quaisquer situações mais rapidamente”, afirma Matheus.

REGIONALIZAÇÃO

Uma das vantagens que as marcas baianas têm ao fazerem parte do mix de produtos do Assaí é a abrangência territorial oferecida. Os itens podem estar presentes em diferentes localidades simultaneamente, alcançando outros pontos de venda e superando questões logísticas de acesso a territórios com difícil inserção geográfica. Essa característica, aliada à facilidade com que as equipes tiveram de trabalhar em conjunto e de conseguir benefícios com a união de ambas as empresas fez com que a Vida Alimentos desenhasse uma marca de produtos para venda exclusiva nas lojas do Assaí.

Na Bahia, por exemplo, o arroz, feijão e açúcar “Do Chef” ganharam espaço nas prateleiras do estabelecimento. A iniciativa, segundo Matheus, surgiu dos alinhamentos e conversas semanais protagonizados pela equipe das duas Companhias, que identificaram, por meio de análise de estudos de tendência de consumo, a priorização e fidelização da clientela baiana aos alimentos da cesta básica

“Mesmo com diferenças entre as regiões, identificamos o padrão de procura por esses produtos. Sendo assim, unimos a abrangência territorial do Assaí e o nosso conhecimento para desenhar uma mercadoria personalizada, seguindo a demanda do(a) cliente e, sobretudo, mantendo todas as propriedades nutricionais que um alimento de qualidade tem e precisa”, contextualiza o CEO.

Fábio finaliza explicando que toda essa estratégia é pensada em benefício dos(as) clientes. “Cuidamos da regionalização como uma maneira de inserção local e, ainda, de aproximação com o público. Somado, 22% dos nossos fornecedores em Bahia, Sergipe e Petrolina são regionais, o que ilustra um compromisso nosso em definir e estabelecer esse critério como padrão em nosso trabalho regional. Queremos sempre estar onde os(as) nosso(as) clientes estão, colocando-os(as) no topo das nossas prioridades e valores da cultura interna da empresa. Esse tipo de abastecimento complementa a indústria, sobretudo no interior por uma questão logística, portanto, ficamos realizados quando os(as) fornecedores(as) regionais acreditam no nosso trabalho, pois são eles(as) que trazem energia e vida para as nossas lojas”, adiciona.

A Bahia é o 3º estado com maior quantidade de lojas do Assaí em todo o país, se consagrando como um grande mercado para a Companhia, além de ser o estado onde o Assaí tem a maior quantidade de lojas no Nordeste. O atacadista já contabiliza 24 lojas na região, reforçando o seu espaço como uma das redes favoritas dos baianos.


Leia também: Agrese abre inscrições para concurso

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Tags: AssaíBahiadestaqueJequiéSergipeVida Alimentos
Artigo Anterior

BNDES amplia crédito para empresas de Sergipe

Próximo Artigo

Alvoar Lácteos inaugura fábrica de ração em Nossa Senhora da Glória

Redação

Redação

O portal EnergiaNews tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados ao setor de energia da Bahia

Próximo Artigo
Alvoar Lácteos

Alvoar Lácteos inaugura fábrica de ração em Nossa Senhora da Glória

Ferreira Costa

Home center Ferreira Costa contrata trainee

Últimas Notícias

dinheiro

Empréstimo consigando para CLT entra em vigor; veja como obter

indicador

Inflação desacelera para todas as faixas de renda

Prefeito Edvaldo Nogueira

Prefeitura de Aracaju pagará salário do funcionalismo dia 30

Dinheiro real

Teto do seguro-desemprego sobe para R$2.424,11 após reajuste

+Lidas em 24 Horas

  • medicina

    Governo cria Bolsa Permanência de R$700 para estudantes do Mais Médicos

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Busca por crédito registra alta de 6,9%

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Transpetro abre propostas comerciais da licitação para aquisição de navios gaseiros

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Energia solar e a transição energética no Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Governo da Bahia oferta 40 mil mamografias no Outubro Rosa

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • GERAÇÃO, TRANSMISSÃO & DISTRIBUIÇÃO
  • PETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
  • EÓLICA & SOLAR
  • EMPRESAS & NEGÓCIOS
  • BRASIL
  • MAIS
redacao@sergipenegocios.com.br

© 2023 Sergipe Negócios

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • BRASIL
  • PETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
  • OPORTUNIDADES
  • EMPRESAS & NEGÓCIOS
  • GERAÇÃO, TRANSMISSÃO & DISTRIBUIÇÃO
  • EÓLICA & SOLAR
  • MAIS
  • Anuncie
  • Política de privacidade

© 2023 Sergipe Negócios

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.