Moradores da região da Avenida Perimetral Oeste receberam, em cerimônia nesta quarta-feira, os certificados de conclusão de cursos ofertados pelo Senac – Unidade Aracaju. A parceria firmada entre Prefeitura de Aracaju, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Empresa Diagonal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), teve como objetivo ofertar apoio no desenvolvimento da comunidade afetada pelas obras na inclusão socioprodutiva e incremento na renda familiar, com o intuito de evitar, reduzir e mitigar riscos de empobrecimento das famílias.
De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, a ação faz parte de um projeto bem maior que a construção da Avenida Perimetral, que corta cinco bairros da cidade.
“Nós não queremos apenas realizar a obra, a nossa intenção é também trazer o desenvolvimento social e econômico para região. Para isso é preciso trabalhar também as pessoas que vivem nesse território. O ponto de partida foi identificar as demandas de capacitação e buscar no Senac, uma instituição extremamente respeitada e reconhecida pela sociedade, as oportunidades. O Senac é um grande parceiro nesse processo”, afirmou.
“Logo que o projeto nos foi apresentado, o abraçamos totalmente e, para o Senac é um orgulho vivenciar esse momento da entrega dos certificados. É um reconhecimento pelo trabalho que a instituição realiza na sociedade e perante os órgãos envolvidos. Com certeza, essas pessoas terão oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma qualificada e até mesmo utilizar os conhecimentos adquiridos para empreender”, adiantou Antônio Santana, gerente da Unidade Senac Aracaju.
Portfólio de cursos
O Senac apresentou um portfólio de cursos com foco na geração de emprego e renda, assim como de melhoria profissional para as pessoas que já estão empregadas. Foram sete possibilidades de formação: Informática Básica, Photoshop e Illustrator, Manicure e Pedicure, Porteiro e Vigia, Excelência no atendimento ao público, Ferramentas de Marketing Digital e Noções de Empreendedorismo, o que resultou na qualificação de 124 pessoas.
Roniclay Menezes, atua como gerente de vendas em uma empresa que tem quatro lojas instaladas na capital. Quando a oportunidade apareceu logo fez inscrição em duas formações, Excelência do atendimento ao público e Noções de Empreendedorismo.
“Já mudei a minha forma de atender, de me relacionar e oferecer um produto ao meu cliente. Essa é mais uma vitória em minha vida, mas tenho a certeza de que devo buscar, sempre, mais conhecimento para atuar com excelência”, pontuou.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, a capacitação das pessoas da comunidade residente na região da Perimetral Oeste é importante para que novos negócios surjam dentro do contexto microeconômico dos bairros beneficiados com a obra.
“A parceria com a Diagonal foi um trabalho significativo para que pudéssemos criar oportunidades de qualificação para os trabalhadores, assim como estimular novos empreendedores na área”, ressaltou o presidente.
Sonho
E foi o que aconteceu com a manicure e pedicure, Cristiane Silva dos Santos. O pequeno espaço onde exercia trabalho informal, ganhou outros ares com a inauguração da empresa que tanto sonhou.
“Sempre sonhei em fazer o curso de manicure, mas nunca tive condições. Quando minha hora chegou, através desse convênio, busquei todo conhecimento. A professora compartilhou as melhores práticas, da forma de atender até a questão da biossegurança dos procedimentos. Minha vida mudou, hoje sou microempreendedora individual, tenho um certificado do Senac, e essa qualificação dará mais segurança para as minhas clientes”, pontuou Cristiane.
Leia também: Qual é a melhor marca de lavadora de alta pressão?








