A Aena inaugurou, nesta sexta-feira (7/6), as obras do Aeroporto Internacional de Aracaju, agora mais moderno, sustentável e seguro. O equipamento conta agora com um terminal inteiramente climatizado, com isolamento acústico, dois fingers e nova área internacional. Participam da solenidade o governador Fábio Mitidieri, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, além de representantes da Anac, da Secretaria de Aviação Civil, da prefeitura de Aracaju, entre outras autoridades, além do trade turístico local.
“Com a inauguração em Aracaju, a Aena conclui a etapa de reestruturação dos seis aeroportos que administra no Nordeste brasileiro desde 2020, dando uma contribuição efetiva para o desenvolvimento turístico e econômico de toda a região. Estamos trabalhando para levar o padrão Aena, agora já reconhecido pelos brasileiros, também aos onze aeroportos do bloco SP/MS/PA/MG, que inclui o de Congonhas, segundo maior do Brasil”, afirma Santiago Yus, diretor presidente da Aena Brasil. Hoje a concessionária é responsável por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional, realizando investimentos que ultrapassam R$ 8 bilhões no país.
O aeródromo de Aracaju ganhou um novo projeto arquitetônico, com uma decoração que inclui três painéis com pinturas que retratam paisagens e o folclore de Sergipe. Transferida para o primeiro andar, a área de embarque foi mais que duplicada, passando de 735 m² para 2,2 mil m². Já o desembarque aumentou de 785 m² para 1,15 mil m². O terminal passou a contar com duas pontes de embarque (fingers) que, junto com as novas escadas rolantes e elevadores, proporcionam mais conforto e acessibilidade para os passageiros.
A Aena adquiriu equipamentos tecnológicos e implantou aparelhos e sistemas muito mais modernos, tornando a experiência de viagem mais ágil e agradável, reduzindo as filas e os tempos de espera. Foram instalados leitores eletrônicos de cartões de embarque, sistemas automatizados de bagagem, monitores do sistema informativo de voos e preparação para inspeção de volumes por raios-X.
Além disso, toda a infraestrutura ganhou novas câmeras de segurança. Uma sinalização mais intuitiva em todo o terminal melhora o fluxo de passageiros, reforçados por nova pintura, iluminação e adaptações de acessibilidade. Também foi realizada a renovação completa dos banheiros.
Outro destaque da renovação do Aeroporto de Aracaju é o investimento nas melhorias com foco na sustentabilidade, com uso de energia 100% renovável, otimização da coleta e reaproveitamento de água, dentro dos padrões internacionais de respeito ao meio ambiente, que são uma das assinaturas da Aena.
Mix comercial
Um novo conceito comercial foi implementado no terminal de passageiros, que agora possui um mix de lojas qualificado e diversificado, preparado para oferecer serviços e produtos diferenciados aos clientes, com mais opções de compras, serviços, cafés e restaurantes. Também está prevista a construção de uma sala VIP dispondo de mais comodidade aos usuários do equipamento e atendendo a demanda de diferentes perfis de consumo.
Pista e pátio
O chamado “lado ar”, que engloba pistas de taxiamento, de pouso e decolagem, e pátios de estacionamento de aeronaves, também recebeu importantes investimentos, ganhando aumento significativo na segurança operacional. O pátio teve o pavimento recuperado, recebeu torres de LED para iluminação e uma posição adicional, ficando com sete.
A pista tem nova sinalização, iluminação de balizamento em LED e áreas de escape protegidas nas duas cabeceiras (RESAs, sigla para áreas de segurança de fim de pista, do inglês runway end safety areas) e equipamento de auxílio na navegação PAPI (precision approach path indicator). Para reforço na segurança, foi implementada uma via de emergência ligando a seção de combate a incêndio à pista de pouso e decolagem e a área para equipamentos de apoio aos voos (chamada área de rampa) foi ampliada.
Repercussão
“É um sonho para todos nós ter um aeroporto moderno, bonito, confortável e vê-lo agora sendo entregue totalmente reformado é realmente um momento muito especial. Cobrávamos muito isso do Governo Federal e, por meio da concessão feita, hoje podemos prestigiar a Aena entregando um dos aeroportos mais modernos do Nordeste e porque não dizer do Brasil”, disse o governador.
Fábio também destacou a importância das políticas públicas voltadas para o turismo, indispensáveis nesse processo. “Por meio das ações do governo temos contribuído para aumentar significativamente o número de passageiros para cá. Ano passado, houve um de 39% e este ano nós já estamos com 7% de aumento a mais em relação a 2023, demostrando que as políticas públicas estão surtindo efeito e conseguindo atrair cada vez mais pessoas para o estado, impactando em nossa economia. Quero parabenizar a todos que fizeram isso acontecer. São 10 mil novos passageiros somente no mês de junho, graças também aos festejos juninos. Isso gera muita oportunidade para a população”, destacou.
Mitidieri também frisou o apoio do Governo Federal, fundamental para os investimentos realizados pela Aena. “Estamos muito orgulhosos por termos um aeroporto moderno, mostrando que a parceria entre a iniciativa privada e o poder público pode entregar resultados de excelência”.
Ministro
“Eu quero agradecer publicamente todo o apoio do Governo do Estado, ao governador Fábio que desde o primeiro momento nos apoiou, agradeço também à bancada de senadores, representados pelo senador Alessandro Vieira, senador Rogério Carvalho e a toda a bancada de deputados federais. É um momento histórico para Aracaju e para o estado de Sergipe. Agradeço à Aena pelo investimento de quase R$ 140 milhões neste novo aeroporto que vai ajudar a fortalecer não apenas o turismo de lazer, mas o turismo de negócio”, frisou Silvio.
Segundo o ministro, após a reestruturação do aeroporto, o próximo desafio é garantir as operações internacionais para que Sergipe também receba voos de Portugal, Espanha, ampliando o serviço de aviação para o estado.
“Saímos de 22.950 mil passageiros para um milhão cento e cinquenta em 2023, num crescimento de 23%. Quanto mais a população vem a Sergipe, quanto mais turistas vêm, mais a gente gera emprego, gera renda e movimenta a economia sergipana. Temos dialogado com a bancada, com o governador Fábio e com a própria Aena para que agora possamos percorrer o mundo, buscando novos voos para Sergipe, por meio da divulgação das potencialidades do estado.”
Leia também: Arraiá do Povo atrai turistas de todo o Brasil já na primeira semana de evento