Roda-gigante, pista de patinação no gelo, casa do Papai Noel, trenzinho, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal, são algumas das atrações da Vila do Natal Iluminado, na Orla da Atalaia, que foi aberta oficialmente neste sábado, 2, pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. A programação que segue até o dia 2 de janeiro de 2024 promete atrair sergipanos e turistas durante os 30 dias de evento, em um dos principais cartões-postais de Aracaju. Além disso, a Vila do Natal Iluminado tem objetivo de aproximar a população e promover o espírito natalino e também, impulsionar o turismo e estimular a economia local.
A atendente Jaqueline Santos Aragão foi uma das moradoras do estado que foram com a família aproveitar o primeiro dia de programação da Vida do Natal Iluminado.
“Está lindo, um espaço maravilhoso para as pessoas virem passear com as crianças e se divertirem. Vim com meus afilhados e pretendemos desfrutar de todas as atrações, principalmente, da pista de patinação e roda-gigante, além de curtir as apresentações”, ressaltou. De acordo com Jaqueline, a realização do evento valoriza a orla e traz todo encanto do Natal para todos sergipanos e turistas. “Está sendo um espetáculo belíssimo. Estou encantada”, revelou.
A pista de patinação montada no espaço atraiu grande público já no primeiro dia de programação. Para o carioca, Jorge Saldanha da Silva, que mora em Sergipe desde 2020, as primeiras impressões da Vila do Natal Iluminado foram as melhores. O programador não perdeu tempo e foi um dos primeiros a aproveitar a pista. “Tenho visto a cada ano que passa uma melhora em termos de atração e aqui com essa vila se superou. Me surpreendi com o que vi. Eu acho que isso tudo é cuidado com o povo. Está super aprovado”, elogiou.
Já a tatuadora Bárbara Tomé, juntamente com a filha e uma amiguinha, desfrutou da bela vista da roda-gigante, outra atração bastante disputada
. “Eu acho uma boa iniciativa. Primeiro porque a população precisa disso para resgatar a magia do Natal e para a nossa comunidade, nosso estado, para trazer turistas e incentivar o turismo. Quanto mais turistas, mais trabalho tem para o povo, para o sergipano”, disse, ao ressaltar a diversidade de atrações musicais. “A gente estava ali acompanhando o show da Banda da Polícia Militar e vou levar as crianças para curtir também as outras atrações da noite”, afirmou.
Shows
Além da roda-gigante, pista de patinação no gelo, casa do Papai Noel, trenzinho, entres outros, o espaço conta com apresentações musicais diárias, para abrilhantar mais ainda a experiência natalina.
Na noite de abertura, quem brindou o público foi a Banda da Polícia Militar, o Coral Arcanjos e, por fim, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, que se apresentou trazendo os clássicos natalinos para o público presente.
A pedagoga Crislane Viana Santana de Freitas se encantou com as atrações musicais juntamente com a família. “Nossa, foi muito emocionante, principalmente no acender das luzes, porque a gente nunca tinha ido para outros estados. É algo muito emocionante. Uma experiência inédita para marcar aqui os sergipanos e visitantes. Os turistas devem estar encantados, porque a gente que mora aqui está achando esplêndido, imagine quem vem de fora porque normalmente referência no nosso país do Natal é a cidade de Gramado (RS). E agora, aqui em Sergipe, passa a ser uma referência também”, descreveu. ]
Segundo Crislane, a programação do evento inovadora e que abrange todos os públicos, desde os mais tradicionais aos mais jovens. “É um repertório bastante eclético e acredito que vai agradar a todos”, elogiou.
A nutricionista Lidiane Lima foi uma das pessoas que aproveitaram a programação musical do início ao fim. “Gostei bastante, muito organizado. Realmente um local para vir com a família, para aproveitar. Capricharam em tudo. Tem segurança, alimentação, bares, restaurantes, locais para sentar, para curtir à vontade. É uma experiência completa que faz relembrar a magia do Natal”, disse a nutricionista.
Quem encerrou a programação musical da noite foi a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). O regente titular da ORSSE, maestro Guilherme Mannis, afirmou que é uma alegria poder participar da Vila do Natal Iluminado, celebrando a data juntamente com as famílias num lugar tão querido pelos sergipanos. “É muito gostoso ver todos vocês aqui valorizando a cultura do nosso estado. Hoje a nossa Orquestra Sinfônica de Sergipe veio fazer um concerto natalino”, declarou animado.
Vila do Natal Iluminado
Em uma parceria entre Governo de Sergipe e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com apoio da Energisa, a Orla da Atalaia, em Aracaju, recebe pela primeira vez a Vila do Natal Iluminado. A programação envolve apresentações de mais de 60 artistas e grupos sergipanos, com o objetivo de proporcionar a sergipanos e turistas a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões-postais do estado.
Com ambientação temática, a vila conta com roda-gigante, pista de patinação no gelo, casa do Papai Noel, trenzinho, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal de LED e espaço instagramável. A estrutura também integra espaço de alimentação com bares e lanchonetes, economia solidária e comercialização de artesanato.
Leia também: Taxa de desocupação cai e fecha trimestre encerrado em outubro em 7,6%