A cientista Verônica de Carvalho Teixeira, pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM – SE), conquistou o prêmio Para Mulheres na Ciência 2023, reconhecimento oferecido pelo Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Unesco no Brasil. O projeto idealizado pela professora utiliza materiais nanométricos, conhecidos como cintiladores, para avançar na detecção e tratamento de doenças, com foco especial no câncer.
Graduada em Física e Física Médica, mestre e doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe, Verônica ganhou destaque na categoria Ciências Físicas. A cientistas receberá uma bolsa de R$50 mil para o desenvolvimento da sua pesquisa, que tem o objetivo de aprimorar a conversão de raios X em luz visível, abrindo caminho para novas abordagens terapêuticas, incluindo a terapia fotodinâmica ativada por raios X.
Desde a infância, Verônica cultivou um fascínio pela ciência – foi com sua avó que aprendeu a identificar as constelações e conhecer mais sobre os astros. Inclusive, as maiores inspirações da sua vida foram a sua mãe e avó. A pesquisadora conta que as duas sempre foram as suas referências, inclusive, profissionalmente.
“Minha avó foi uma das primeiras professoras do município de Moita Bonita (SE). Na década de 1960, muito à frente de seu tempo, ela enfrentou desafios para se especializar e se tornar professora. Minha mãe assumiu a mesma função em meados da década de 1980, o caminho também foi desafiador. Hoje, ambas são referências para muitas pessoas que elas alfabetizaram ao longo das últimas décadas e, sem dúvidas, as minhas grandes referências.”, destaca Verônica.
Pesquisa
Verônica de Carvalho Teixeira lidera uma pesquisa inovadora focada no desenvolvimento e aprimoramento de nanomateriais cintiladores com o objetivo de revolucionar o diagnóstico e tratamento de doenças, especialmente o câncer. Esses cintiladores desempenham um papel crucial ao converter raios X em luz visível, permitindo uma abordagem terapêutica avançada.
Do ponto de vista científico básico, a pesquisa contribui para a compreensão da emissão de luz quando os materiais são expostos aos raios X. Tecnologicamente, ela abre portas para o desenvolvimento de novas abordagens no diagnóstico e tratamento de doenças usando a luz como ferramenta terapêutica.
Esta técnica permite direcionar medicamentos a tecidos específicos do corpo humano, ativando-os localmente com a emissão de luz estimulada por raios X. Em comparação às radioterapias tradicionais, ela expõe os pacientes a menores doses de radiação, proporcionando um tratamento mais localizado, eficaz e seguro.
Atualmente, a pesquisa está em fase de desenvolvimento e estudo de novos nanomateriais, compreendendo o processo de conversão dos raios X em luz visível. Os próximos passos incluem a combinação desses nanomateriais a fármacos, seguido de testes em células e tecidos. O objetivo final é avançar para ensaios clínicos, visando a aprovação de novas terapias para uso em seres humanos.
Sobre o Grupo L’Oréal
A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 38.36 bilhões de euros em 2022 e conta com 87.400 colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce.
Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.
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