Sergipe apareceu como o estado que obteve o maior avanço de potencial de mercado do país na edição de 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Segundo o levantamento, o estado saltou 15 colocações na área, passando da 24ª para a 9ª posição entre as 27 unidades federativas do Brasil.
Pautando-se em dez pilares estratégicos para o desenvolvimento nacional, o ranking utiliza as informações mais atualizadas em relação a cada indicador para a apuração dos dados. No caso do pilar ‘Potencial de mercado’, o documento utilizou valores referentes ao ano de 2022, tendo como fontes o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Governo Federal, Tendências Consultoria Econômica e Serasa.
Para a análise, foram considerados indicadores de tamanho e dinâmica de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), crescimento potencial da força de trabalho nos próximos dez anos, comprometimento de renda, qualidade de crédito para pessoa física, inadimplência e volume de crédito.
De acordo com relatório desenvolvido pelo CLP, Sergipe alcançou posições favoráveis especialmente em três desses indicadores:
- Comprometimento de renda (12ª colocação): refere-se ao comprometimento de renda com dívidas bancárias e evidencia a condição financeira do requerente de crédito
- Qualidade de crédito para Pessoa Física (13ª colocação): corresponde ao percentual de modalidades não-emergenciais (consignado, habitacional, veículos e rural) para pessoa física em relação ao crédito total
- Volume de crédito (13ª colocação): representa o saldo de crédito total (PJ e PF) em relação ao PIB total (13ª);
Crescimento do PIB
Além disso, o relatório também destacou que o estado sergipano saltou 19 posições no indicador de taxa de crescimento, no qual é analisada a dinâmica de crescimento do PIB.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, os números são resultado do trabalho desempenhado pelo Governo de Sergipe no fomento à geração de emprego e renda e na busca pela atração de investimentos para o estado.
“A busca ativa e os incentivos estaduais para que empresas invistam no estado repercutem no desenvolvimento socioeconômico, geração de emprego e renda, e, consequentemente, no crescimento do Produto Interno Bruto. O governo tem trabalhado para que Sergipe, a cada ano, promova esse crescimento por meio da atração de empresas e instalação de novos postos de trabalho”, considerou o secretário.
Ranking
Desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Ranking de Competitividade dos Estados analisa indicadores relevantes para o desenvolvimento, distribuídos entre dez pilares principais: segurança pública; sustentabilidade social; infraestrutura; educação; solidez fiscal; eficiência da máquina pública; capital humano; inovação; potencial de mercado; e sustentabilidade ambiental.
O ranking se apresenta como uma ferramenta útil para auxiliar e pautar a atuação do poder público em busca de melhorias, além de possibilitar ao setor privado uma melhor análise para a tomada de decisões em relação a potenciais investimentos.
Leia também: Oncoclínicas e Unimed firmam acordo estratégico