O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta quinta-feira (14/9), uma obra de alta relevância para a melhoria da mobilidade urbana de Aracaju. O gestor inaugurou a ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia, que passou por uma ampla reforma para a melhora da dinâmica do trânsito na localidade. Com o projeto, para o qual foram destinados mais de R$20 milhões, a ponte, que possui 160 metros de extensão, foi ampliada e conta, agora, com três faixas em cada sentido, garantindo uma maior fluidez aos veículos que transitam na região.
Ao entregar a obra, Edvaldo destacou que ela foi definida como um eixo prioritário do planejamento estratégico da gestão e que representa “um marco para o desenvolvimento urbano e sustentável da cidade”.
“É uma grande alegria entregar esta obra fundamental para a mobilidade urbana da nossa cidade. A ponte Juscelino Kubitschek foi construída na década de 50 e precisava passar por uma reforma e ampliação. Por isso, na minha outra gestão como prefeito, em 2012, nós incluímos a obra no projeto de mobilidade urbana, mas, infelizmente, mesmo com os recursos já garantidos, ela não foi executada. Quando retornei, em 2017, nós a priorizamos, recuperamos o valor e, tiramos o projeto estruturante do papel. Agora, estamos entregando com a certeza de que ela fará grande diferença para a fluidez do trânsito, resolvendo uma retenção que existia neste trecho”, afirmou Edvaldo.
O prefeito ressaltou ainda outros aspectos relevantes da obra. “É uma intervenção que vai além da sua beleza física. Ela melhora a mobilidade urbana e cumpre, também, um papel social, já que ela inclui uma nova ciclovia e pista de pedestre, garantindo a segurança dos aracajuanos que optam por outro modal ou que passam a pé pelo local. Além disso, é uma ponte que faz parte do corredor Beira Mar, totalmente requalificado pelo projeto de mobilidade, assim como os outros corredores de transporte, o Augusto Franco, Centro/Jardins e Hermes Fontes, e que precisava acompanhar as mudanças”, acrescentou o gestor.
O projeto
Para a execução do projeto, foram investidos, ao todo, R$20.866.902,61. A obra contemplou a ampliação da ponte com uma nova faixa de rolamento em seus dois sentidos, com quatro metros de largura, cada. No sentido que vem do Centro em direção à Atalaia, foi implementada uma pista para pedestres. Já no sentido contrário (Atalaia/Centro), foi construída uma nova ciclovia, além de pista para pedestres.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari Vargas, as intervenções beneficiam a acessibilidade do local, oferecendo mais segurança e conforto aos usuários.
“Essa ponte é a única do estado com três faixas de rolamento. Todas as outras pontes principais de Sergipe possuem duas faixas. Essa é a primeira a ter três faixas de rolamento e isso, realmente, traz um grande avanço na mobilidade urbana da cidade, já que antes tinha um afunilamento aqui. Os veículos vinham com três pistas de rolamento, chegavam na ponte e havia uma retenção. Então, essa obra veio para resolver essa questão e isso não será mais um problema”, explicou o presidente.
Sérgio Ferrari reiterou ainda que a obra foi iniciada em março de 2021, um período em que Aracaju vivenciava o pico da pandemia da covid-19 e que, portanto, precisou seguiu todas as regras e restrições impostas à época para a segurança de saúde nacional. “Não podia ter concentração de pessoas, porque o próprio Ministério Público do Trabalho impedia. Além disso, a pandemia provocou um desabastecimento brutal de ferro, concreto, entre outros, no país. Esse tipo de situação causou, realmente, um atraso, mas recuperamos a velocidade em 2022 concluindo em um prazo bom e atendendo, exatamente, aquilo que ela se propunha, que é a melhora significativa do trânsito na região”, enfatizou.
Materiais
Para a obra, foram utilizadas 438 toneladas de aço e mais de 3 mil metros cúbicos de concreto. Além disso, foram colocadas 50 estacas de 0,80 centímetros de diâmetro em uma profundidade de 45 metros. Além disso, também incluiu a construção de guarda-corpos nos dois lados da ponte; ampliação dos acessos; implantação de novas barreiras de segurança em concreto e uma moderna iluminação de LED.
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