O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, dando continuidade à agenda na China, conheceu, nesta terça-feira, 19, a empresa de tecnologia Huawei, sediada em Shenzhen. Na condição de presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o gestor da capital foi recepcionado pelos executivos da multinacional chinesa, que lhe apresentaram as instalações da companhia e as soluções tecnológicas que são desenvolvidas no local, a exemplo do 5G, dos dispositivos inteligentes para telecomunicações e da Digital Power, focada na geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.
Na ocasião, Edvaldo e a delegação da FNP também foram recebidos pelo presidente de Relações Governamentais da Huawei para a América Latina e Caribe, Xue Feng.
“Hoje, tivemos a satisfação de visitar este centro de tecnologia da Huawei, uma empresa que desenvolve projetos em diversas áreas, mas especialmente para a tecnologia 5G. É um espaço que mostra a aplicação, de maneira concreta, deste instrumento, de como ele ajuda a melhorar todos os serviços que necessitam da tecnologia para ter um desempenho melhor. Aqui, nós pudemos ver o uso do 5G do ponto de vista das cidades, na sua utilidade doméstica e em vários quesitos. Também tivemos a oportunidade de ver a sua evolução, desde o sistema inicial, até chegar ao que é nos tempos atuais”, detalhou.
O presidente da FNP ressaltou que a visita teve também como finalidade a abertura de um canal com a empresa para a busca por soluções tecnológicas para as cidades brasileiras.
“Tivemos uma troca de experiências que será fundamental para que os municípios possam, cada vez mais, incorporar a tecnologia para beneficiar as pessoas, melhorando os serviços de saúde, educação, segurança pública, entre outros. É possível colocar tecnologia a serviço dos cidadãos e a Huawei tem tido papel de grande relevância no mundo inteiro por desenvolver tecnologias que buscam melhorar a vida das pessoas, em todas as áreas. Sem dúvida, colhemos muitas ideias que nos ajudarão a encontrar soluções concretas para nossas cidades”, frisou.
Fortalecimento das relações
Ao ser recebido pelo presidente de Relações Governamentais da Huawei para a América Latina e Caribe, Xue Feng, Edvaldo enfatizou ainda que “a China é o maior parceiro comercial do Brasil e os municípios estão empenhados no estreitamento de laços com o país asiático”.
“Estamos muito animados com a retomada das relações mais ampliadas entre Brasil e China a partir de janeiro deste ano. A ideia da Frente Nacional de Prefeitos é que, além das relações estabelecidas pelo governo central, que as cidades também possam fazer esse intercâmbio. As prefeituras são muito fortes, elas realizam o trabalho cotidiano nas cidades e, na federação brasileira, os municípios têm grande papel. Então, temos o desafio de buscar soluções para melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades e a Huawei pode ser uma grande aliada”, reiterou.
Da mesma forma, o presidente de Relações Governamentais da Huawei para a América Latina e Caribe, Xue Feng, disse, ao recepcionar o grupo, que a empresa vem se especializando em diversas funções e que seu vasto portfólio poderá ajudar as cidades brasileiras a se desenvolverem.
“Estamos focando muito em energia limpa e renovável para as empresas e para os governos municipais. Temos, inclusive, a parte que chamamos de Digital Power, que é voltada para a energia limpa, então, podemos fazer sugestões aos prefeitos de como podemos contribuir com as cidades brasileiras. O presidente do Brasil esteve aqui na Huawei este ano também e esperamos que nesta visita dos prefeitos possamos levar mais experiências para o Brasil”, afirmou.
O prefeito de Campinas/SP, Dário Saadi, que integra a comitiva da FNP, agradeceu a receptividade na empresa. “Queremos dizer que para nós, prefeitos, essa visita é muito importante. Campinas, por exemplo, é conhecida por ser um centro de tecnologia no país, temos vários institutos e queremos também ver as soluções de tecnologia para os desafios das nossas cidades”, disse.
Biblioteca da Huawei
A visita à sede da Huawei teve início pelo Darwin Exhibition Hall. Depois, a comitiva seguiu para o Songshan Lake Campus, onde conheceram o complexo que foi projetado para abrigar 25 mil funcionários e que é conectado por trens particulares. No local, eles também visitaram a biblioteca da Huawei, ambiente voltado para o desenvolvimento de pesquisas na área de tecnologia, segundo Edvaldo.
“Vários alunos, trabalhadores e doutores utilizam este local imenso, em formato circular, que mostra a importância do desenvolvimento intelectual para que um país possa chegar ao nível que a China chegou hoje, principalmente nessa área tecnológica. Nos mostra que é preciso investir na educação, de maneira efetiva. É o grande exemplo de uma empresa que investe no conhecimento dos seus trabalhadores”, destacou o prefeito de Aracaju.
Acompanharam a visita à Huawei a primeira dama Danusa Silva, os prefeitos de Campinas/SP, Dário Saadi e São José dos Campos/SP, Anderson Farias, o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos e o secretário de Governo de Feira de Santana, Emanoel Lima da Silva.
Leia também: Oncoclínicas e Unimed firmam acordo estratégico