Reconhecendo o ato de brincar como instrumento fundamental para o aprendizado, formação e desenvolvimento da criança, a Prefeitura de Aracaju tem executado ações diversas para fortalecer esse caminho pedagógico. Neste sentido, a partir de um investimento de R$906.450, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) está entregando parques infantis a 30 unidades escolares, entre Escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs).
O processo de aquisição dos brinquedos foi iniciado em março de 2023 e a distribuição às escolas começou na terça-feira, 1º, devendo ser finalizada até a sexta, 4. A iniciativa atende ao que orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) para o trabalho com a educação infantil.
Os itens são um complemento aos parquinhos já existentes em cada escola da rede e os itens que já entregues foram montados. As unidades de ensino que estão em reforma, atualmente, terão os materiais guardados pela Educação e estes serão entregues assim que as obras forem concluídas.
“As escolas já vinham solicitando esses brinquedos. Após verificarmos a necessidade de cada unidade de ensino, fizemos a listagem das 30 que estão sendo contempladas com esses itens. São cinco tipos diferentes de materiais. Verificamos o quantitativo de alunos e o tamanho de cada prédio para definir o tipo de objeto que deveria ser destinado a cada uma”, detalha o assessor técnico-administrativo da Semed, Francisco Lopes.
Convivência social
A relação entre brincar, criar e aprender sobre regras da convivência social são fatores que devem ser explorados entre crianças de 0 a 7 anos, estimulando, desta forma, o desenvolvimento corporal, cognitivo, emocional, a socialização, entre outros aspectos.
Diretora da Emei José Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos, Silvia Pereira celebra a chegada dos itens como mais uma ferramenta pedagógica para agregar no desempenho escolar e no bem-estar das crianças, principalmente, da modalidade creche, que estão no local pela manhã e pela tarde.
“A chegada do parquinho em nossa escola veio trazer ainda mais diversão, aprendizado e desenvolvimento motor às crianças. Eles irão amar vivenciar cada minuto de novas aventuras nestes brinquedos. O ato de subir, descer e passar por obstáculos vai além de uma mera brincadeira e tenho certeza que as nossas professoras irão explorar cada espaço novo, proporcionando aos nossos alunos lindos aprendizados”, conta a gestora escolar.
Leia também: Governo federal vai duplicar trecho da BR-235 entre Aracaju e Itabaiana