Nos últimos anos, a Prefeitura de Aracaju investiu na construção de dez praças nos bairros 17 de Março e Santa Maria. As áreas de lazer e convivência fazem parte do “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, um pacote de investimentos do município, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para execução de obras de intervenções de infraestrutura social e urbana. Para a construção e reurbanização dessas novas áreas de lazer, prática esportiva e convivência social, foram investidos mais de R$9 milhões.
Os moradores das duas localidades comemoram o fato de agora terem um local apropriado e seguro para desfrutar de momento de lazer e convivência e praticar atividades físicas. No bairro Santa Maria foram entregues duas praças, as quais estão próximas à Unidade Básica de Saúde Prefeito Celso Augusto Daniel. Os novos equipamentos têm proporcionado às comunidades momentos de socialização, recreação e lazer.
Eraldina Santos de Jesus, que reside em frente a uma das praças, relembra a situação da região antes da praça. “Só tinha mato e entulho, e hoje está um lugar muito bonito”, destaca. “Beneficiou muito as crianças, que agora têm um espaço de lazer para brincar. A partir das 17h, essa praça já está cheia de gente, muitas mães, crianças e idosos sentam para conversar. Ficou bom até para mim, que agora vendo espetinho na praça. Melhorou também a segurança e a iluminação”, conta.
O zelo e apreço pelo novo local é demonstrado também por Wilton Santos, morador do Santa Maria que cuida para preservar o patrimônio público. “Ficou muito bom. Pelo menos é um lugar de lazer para a gente. Antes as crianças não tinham para onde ir, e agora elas podem ficar brincando aqui na praça. Era algo bastante esperado por todos”, diz.
Para Marinaldo de Jesus, a nova praça “deixou o lugar mais bonito e trouxe mais movimentação e segurança para todos”.
17 de Março
Já no bairro 17 de Março, a Prefeitura de Aracaju entregou oito praças, o que tem beneficiado bastante os moradores do local, como Willams Francisco da Trindade, que além de residir no local, trabalha em um posto de lavagem em frente à praça.
“Eu tenho filho pequeno, então todos os dias de manhã, enquanto estou no trabalho, ele está na praça aqui em frente, brincando. Depois das 17h, a praça fica cheia de crianças e adultos, todo mundo brincando e se divertindo. É um ambiente de lazer para a comunidade que mora aqui próxima. Trouxe muitos benefícios para todos, inclusive para mim, pois moro e trabalho aqui perto”, afirma Wilson.
Opinião semelhante à de Laura dos Santos, que vê na construção das novas praças o cuidado da gestão municipal com o bairro. “Moro aqui já há dez anos. Antes, aqui era só lama, os meninos não tinham onde brincar. De noite, a gente se sentava na porta e não tinha nada. Agora, com a praça, a gente se senta lá e fica vendo as crianças brincarem. Trouxe mais segurança para todos e melhorou bastante”, reconhece.
Leia também: Serasa busca influenciador para viajar pelo Brasil e ganhar R$ 100 mil