• Anuncie
  • Capa
  • Fale com a gente
  • Política de privacidade
  • Quem somos
sexta-feira, 16/01/2026
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sergipe Negócios
  • GERAÇÃO, TRANSMISSÃO & DISTRIBUIÇÃO
  • PETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
  • EÓLICA & SOLAR
  • EMPRESAS & NEGÓCIOS
  • BRASIL
  • MAIS
    • OPORTUNIDADES
  • GERAÇÃO, TRANSMISSÃO & DISTRIBUIÇÃO
  • PETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
  • EÓLICA & SOLAR
  • EMPRESAS & NEGÓCIOS
  • BRASIL
  • MAIS
    • OPORTUNIDADES
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sergipe Negócios
Sem resultado
Ver todos os resultados
Capa BRASIL
Fábio Mitidieri fala sobre a ponte Inácio Barbosa-Coroa do Meio

Fábio Mitidieri: "Em pouco tempo, nós conseguimos a operação de crédito da ponte Inácio Barbosa-Coroa do Meio" (Foto: César de Oliveira/Ag. Sergipe)

Licitação para a ponte Inácio Barbosa-Coroa do Meio sai em setembro

Governador reúne a imprensa para avaliação do 1º semestre da gestão

Redação por Redação
23/08/2025
em BRASIL
Tempo de Leitura: 6 minutos
A A
Share on FacebookShare on Twitter

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 25, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, falou do cumprimento de metas do plano de Governo, a exemplo do lançamento dos programas Opera Sergipe, Prato do Povo, Enxerga Sergipe, assim como, o Programa Acolher e a ampliação das Escolas com Ensino Médio em Tempo integral, entre outros. Na oportunidade, o governador anunciou que, em setembro, o governo lançará o edital de licitação para contratação da obra da ponte que ligará os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio.

“Em pouco tempo, nós conseguimos a operação de crédito da ponte Inácio Barbosa-Coroa do Meio, que é a primeira das duas pontes que nos comprometemos a fazer. A construção dessa ponte vai gerar mobilidade, emprego e será, também, uma obra que vai engrandecer nossa capital. E já tivemos a autorização para contratar os estudos da nova ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, o qual o edital da primeira fase já está em curso”, informou.

NotíciasRelacionadas

Governo da Bahia oferta 40 mil mamografias no Outubro Rosa

Primavera começa com ondas de calor e baixa umidade no País

Idec diz que decisão do STF vai prejudicar usuários de planos de saúde

Anvisa proíbe venda de azeite Los Nobles e de suplemento alimentar

O encontro intitulado Café Ponto Gov faz parte do projeto de ampliar a interação do governador com veículos de comunicação e com a sociedade. Foi apresentado um balanço de ações dos seis meses de gestão nas áreas de geração de emprego, esporte, turismo, agricultura, segurança, saúde e educação. Ainda foi destaque na coletiva, o impacto econômico dos festejos juninos em Sergipe.

“Esse é apenas o início da nossa gestão, mas tem muito mais sendo realizado e a ser feito. Nosso governo tem pressa para mudar a realidade do nosso povo. Queremos construir um Sergipe que cresce, se desenvolve, que cuida do social e do econômico. Esse governo tem compromisso com a sociedade, com o emprego, com o trabalho de qualidade, com a renda, com o povo de Sergipe, porque o futuro já começou”, declarou Fábio.

Festejos juninos

Neste ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 60 dias de festa. Na capital, a festa aconteceu em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte.

No total, foram mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pé de serra. Os festejos se destacaram pela valorização da cultura, tradição, fomento ao turismo, fortalecimento da cadeia produtiva do estado com geração de emprego e renda para os sergipanos.

Na ocasião, o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, apresentou a pesquisa realizada por meio do Observatório de Sergipe, que teve por objetivo coletar, organizar e analisar um conjunto de dados e informações acerca das diversas cadeias e atores que compõem o universo econômico dos festejos juninos.

De acordo com o estudo, o público do Arraiá do Povo foi de 550.400 em junho e 120.000 em julho e, no período, R$ 98,2 milhões em recursos circularam pelo estado.

Foram 78 atividades econômicas potencialmente beneficiadas pelos festejos juninos e mais de 70 mil pessoas envolvidas somente no mercado formal de trabalho. “O que confirma o acerto do governador Fábio Mitidieri. Pois é muito mais do que festa e show, é valorização da nossa cultura e geração de emprego e renda para as diversas cadeias produtivas de Sergipe”, afirmou o secretário Jorginho Araújo.

Somente em seis segmentos econômicos avaliados em Aracaju, foram cerca de três mil empregos gerados. “Das 278 empresas pesquisadas nesses seis segmentos, 92% relataram que aumentaram suas vendas no período junino”, confirmou Jorginho Araujo.

Seis meses de gestão

Sobre o seis meses de gestão estadual, Fábio fez um apanhado das principais ações empreendidas com base nos quatro Eixos Estratégicos da gestão estadual: com o ‘Trabalho e Desenvolvimento econômico’ no Eixo 1; ‘Desenvolvimento humano e social no Eixo 2; Infraestrutura e Sustentabilidade no Eixo 3; e Gestão, Governança e Inovação no Eixo 4.

No campo do Trabalho e Desenvolvimento econômico, o governador destacou a criação da Agência Desenvolve Sergipe; assim como o lançamento do Programa Sergipano de Desenvolvimento Social e Econômico Desenvolve Sergipe, que inclui um conjunto de ações e da gestão estadual para priorizar o fomento do desenvolvimento social e econômico e da geração de emprego e renda no estado, por meio do planejamento e execução de projetos de infraestrutura para fortalecimento das principais cadeias produtivas, atualização de legislação estadual, alinhamento de programas e ações estratégicas e fortalecimento do papel do Banese nas ações de fomento econômico.

O Programa Sementes do Futuro; a Criação da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo; o Cinturão de Confecções de Sergipe; a reestruturação do NAT; a participação na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte); o Programa Garantia Safra; o lançamento do Calendário de Eventos de Sergipe; a promoção e divulgação do Destino Sergipe nacional e internacionalmente; o aumento de 39% no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju no mês de junho também foram realizações pontuadas.

Fábio ressaltou o lançamento do programa Primeiro Emprego, que tem o objetivo de gerar emprego por meio da parceria entre Estado e empresas. O Estado subsidiará estágios em empresas de diferentes segmentos por seis meses. Passado esse período, a empresa contrata pelo menos 30% da mão de obra. A previsão é de três mil bolsas por ano.

Na ocasião foi sancionada a lei de criação do programa Primeiro Emprego. “O secretário Jorge Teles informou que a partir da próxima segunda, 28, o site do primeiro emprego já estará no ar para quem deseja se cadastrar”, disse Fábio.

Na área da assistência, nesses primeiros semestre de gestão, Fábio enfatizou a ampliação do Programa CMais, com a criação do CMais Mães Solo; CMais PVHA; CMais Mulher; CMais Cidadania; CMais Fenil; o lançamento do Programa Prato do Povo; a entrega de 105 computadores para municípios para o fortalecimento do CadÚnico; a campanha Destina Sergipe que obteve 76% a mais de arrecadação em relação à 2022; a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite; a modernização do programa RG Inclusivo que atende idosos e pessoas com deficiências.

“A ampliação do Cmais significa que mais sergipanos estão recebendo esse auxílio do governo, mais sergipanos recebendo o apoio do governo no seu momento de maior necesiddade. A ampliação do Cmais dá dignidade para a população, claro que esse cenário só muda com o emprego e, por isso, nossa meta é gerar emprego, mas até que essa pessoa consiga um emprego, ela precisa sobreviver porque a fome não espera”, explicou o governador.

Sobre o programa Prato do Povo, Fábio ressaltou o lançamento do programa que visa combater um dos maiores problemas sociais enfrentados pela população brasileira, que é a fome. O programa distribuirá refeições gratuitamente, de segunda a sexta-feira, a beneficiários em situação de pobreza e extrema pobreza, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A primeira etapa do programa beneficiará 21 municípios, com investimento previsto de cerca de R$ 21 milhões.

Educação e saúde

No campo do desenvolvimento humano e social, o Governo de Sergipe concluiu, ainda, 20 obras em unidades escolares, com a inauguração de reformas de quatro escolas e 16 quadras poliesportivas e espaços de esportes.

Também houve a ampliação de 23 novas escolas de Tempo Integral, totalizando 4.300 novas matrículas em 2023, em 96 unidades que oferecem essa modalidade de ensino. Além disso, foi iniciada a implementação do Programa Filé de Camarão na merenda escolar e ampliado o cardápio da alimentação escolar com produtos típicos de Sergipe.

Ainda na Educação, a implantação do Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe (Acolher), maior projeto de assistência coletiva nas escolas da rede estadual, foi destacado.

Na área da saúde, o governador aproveitou a coletiva para assinar o Projeto de Lei (PL) para implementação do Piso da Enfermagem. O documento será enviado para à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para análise dos deputados estaduais.

O governador também falou sobre a criação dos programas Enxerga Sergipe e Opera Sergipe, que visam garantir uma maior assistência à população sergipana, zerando as filas de cirurgias eletivas na rede estadual, por meio de mutirões, dando fluidez ao atendimento.

O programa Enxerga Sergipe é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios sergipanos e visa a realização de cirurgias de catarata e pterígio para a população de Sergipe cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de reduzir a fila de espera dos pacientes pelo procedimento. O programa Enxerga Sergipe conta ainda com o maior investimento da história para esse tipo de cirurgia com a disponibilização de recursos da ordem de R$4.685.576,96.

Já o ‘Opera Sergipe’ é um programa do Governo do Estado que tem o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias, com a diminuição do tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média e alta complexidade, nos 75 municípios, garantindo o acesso regulado, atenção humanizada, qualificada e segura. O investimento previsto é de mais de 56 milhões, proveniente de verba do Estado e da bancada sergipana, bem como da União. A princípio, serão realizadas mais de dez mil cirurgias eletivas, em diversas especialidades.

“O programa Opera Sergipe era um sonho. Quando lançamos o programa, nos emocionamos, pois eram pessoas que estavam na fila aguardando cirurgia há quatro ou cinco anos e agora então fazendo em menos de 60 dias”, completou o governador.

Servidores

Em relação à gestão, o governo de Sergipe valorizou os servidores públicos estaduais com diálogo aberto a todas as categorias e suas entidades representativas, foram mais de 30 entidades recebidas.

O governo realizou o concurso público para Emdagro com 55 vagas, para Polícia Científica com 60 vagas. Está em andamento o concurso público para contadores com 54 vagas. No período foram empossados 46 auditores fiscais na Sefaz e 70 agentes e escrivães da Polícia Civil na SSP. Além disso, promoveu a incorporação de parte do abono temporário para o magistério e está em processo de construção para a retomada da carreira.


Leia também: Ministério Público de SP abre inquérito para investigar a 123Milhas

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Tags: AracajudestaqueempregoEnxerga SergipeFábio MitidieriJorginho AraujoOpera SergipeOrla da AtalaiaPolícia CivilPrato do PovoSergipeSSP
Artigo Anterior

Ministério Público de SP abre inquérito para investigar a 123Milhas

Próximo Artigo

Conta de luz segue sem cobrança adicional em setembro, decide Aneel

Redação

Redação

O portal EnergiaNews tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados ao setor de energia da Bahia

Próximo Artigo
Conta de luz sem taxa extra

Conta de luz segue sem cobrança adicional em setembro, decide Aneel

Prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira

Prefeitura de Aracaju pagará salários dos servidores quarta-feira

Últimas Notícias

Vivo aposta em carros elétricos

Vivo incorpora 200 carros elétricos à frota e avança em mobilidade sustentável

Produtos da Pernambucanas

Pernambucanas anuncia marca própria de beleza

Linha de transmissão

Neoenergia entrega o segundo trecho da linha de transmissão Alto Paranaíba

Canindé

Canindé recebe Verão Sergipe 2025 com expectativa de impulsionar o turismo

+Lidas em 24 Horas

  • medicina

    Governo cria Bolsa Permanência de R$700 para estudantes do Mais Médicos

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Busca por crédito registra alta de 6,9%

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Transpetro abre propostas comerciais da licitação para aquisição de navios gaseiros

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Energia solar e a transição energética no Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Governo da Bahia oferta 40 mil mamografias no Outubro Rosa

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • GERAÇÃO, TRANSMISSÃO & DISTRIBUIÇÃO
  • PETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
  • EÓLICA & SOLAR
  • EMPRESAS & NEGÓCIOS
  • BRASIL
  • MAIS
redacao@sergipenegocios.com.br

© 2023 Sergipe Negócios

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • BRASIL
  • PETRÓLEO, GÁS & BIOCOMBUSTÍVEL
  • OPORTUNIDADES
  • EMPRESAS & NEGÓCIOS
  • GERAÇÃO, TRANSMISSÃO & DISTRIBUIÇÃO
  • EÓLICA & SOLAR
  • MAIS
  • Anuncie
  • Política de privacidade

© 2023 Sergipe Negócios

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.