Potência global de inovação tecnológica, a BYD (Build Your Dreams) confirmou, na manhã desta terça-feira (4/7), em evento no Farol da Barra, em Salvador, o acordo para desembarcar na Bahia e iniciar a operação de três fábricas ao mesmo tempo – um feito inédito – no complexo de Camaçari, a 50km de Salvador. Com investimento de R$3 bilhões, a proposta do grupo, que tem como ousada missão diminuir a temperatura do planeta em um grau, é a transição energética e a mobilidade sustentável. Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as unidades devem gerar mais de 5.000 empregos
O complexo baiano será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.
O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A companhia pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização de obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.
“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas. As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Stella Li, CEO da BYD Américas, que distribuiu roubou a cena durante a solenidade. Foi bastante aplaudida durante o seu discurso e chegou a dançar durante a apresentação do Olodum.
Em seu discurso, Stella Li disse ainda que a BYD é uma empresa de tecnologia que está presente hoje em 70 países de todos os continentes. Ela disse ainda que conglomerado lidera o mercado de veículos elétricos na China há 9 anos. .
“A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, acrescentou Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, ressalta.
A cerimônia que oficializou a implantação da BYD na Bahia foi realizada no Farol da Barra e reuniu, além dos executivos da montadora chinesa, o governador Jerônimo Rodrigues, secretários de estados, prefeitos, vereadores e empresários.
Compromisso
Ao implantar o seu primeiro complexo industrial no país, a BYD Brasil se preocupa em manter premissas que direcionam sua atuação no exterior: criar produtos que não emitam poluentes, projetados e executados com tecnologia de ponta e alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, sempre em um ambiente de trabalho agradável e aconchegante para funcionários, fornecedores e visitantes.
Sobre a BYD Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).
A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa passou a vender máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU).
Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro. Em 2023, foi eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo.
Leia também: Governo de Sergipe já abriu 169 vagas em concursos este ano