As concessionárias de veículos zero de Sergipe comercializaram, no mês de maio, 3.501 unidades. O número representa uma alta de 12,1% em relação a abril e de 3,24% na comparação com igual mês do ano passado. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) – entidade que representa 54 associações de marca e mais de 7.300 concessionárias de todo o país.
No mês passado, o segmento de motocicletas liderou as vendas do setor no estado, com 2.288 unidades emplacadas – alta de 22,42% em relação a abril. A venda de automóveis de passeio, nesta mesma base de comparação, recuou 5,90%.
No ano, o total de veículos – automóveis, picapes, motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários – zero quilômetro emplacados no estado alcançou 15.735 unidades – um forte crescimento de 21,25% ante o mesmo período de 2022 (12.977 unidades).
De acordo com o residente da Fenabrave, Andreta Jr., as vendas no mês passado foram impactadas pela expectativa do anúncio dos incentivos prometidos pelo Governo Federal para acelerar as vendas de automóveis e comerciais leves. Muitos consumidores adiaram às compras à espera da redução de impostos sobre o preço dos carros. O pacote, que também beneficia o segmento de caminhões e ônibus, só foi divulgado no início desta semana (veja mais aqui).
De acordo com informações da Fenabrave, esta indefinição, se refletiu na média diária de vendas de veículos. Em maio, com 22 dia súteis, a média diária de vendas de automóveis em Sergipe foi de 159 unidades. No mês anterior, com quatro dias úteis a menos, a média foi de 173 unidades.
Leia também: Grupo chinês quer ampliar investimentos em energia limpa com ol apoio do BNB