O Governo de Sergipe recebeu nesta segunda-feira (26/6) a visita do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, para conhecer a produção da renda irlandesa no estado. A ação é intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e objetiva promover o intercâmbio cultural e comercial desse artesanato, considerado Patrimônio Histórico e Imaterial sergipano. A agenda se estende até amanhã, 27, e conta com visitas a instituições de fomento ao ensino e à cultura, além de participação em festejos juninos e solenidade de recepção no município de Divina Pastora, referência no modo de fazer da renda irlandesa.
De acordo com o secretário da Seteem, Jorge Teles, a vinda do embaixador é um marco histórico, por se tratar do reconhecimento de uma arte que se perdeu no seu país de origem, mas que continua sendo perpetuada em Sergipe.
“Quando nós vemos esse interesse da Irlanda de importar o modo de fazer, nos dá muito orgulho, muita alegria. Isso atesta a qualidade do que se produz em Sergipe em termos de renda irlandesa”, ressalta o secretário sobre o fortalecimento do artesanato sergipano e a oportunidade de estreitar os laços com a nação amiga.
Uma série de ações está sendo desenvolvida a fim de ampliar a visibilidade e valorização da renda irlandesa de Sergipe. Segundo Teles, já houve demonstração de interesse na compra desse artesanato por parte de empresárias irlandesas e está prevista a participação em rodada de negócios na feira de artesanato que acontecerá no segundo semestre, no Ceará.
Além disso, Teles conta que está sendo planejada a realização de uma exposição em Dublin, capital da Irlanda, com intuito de apresentar e repatriar esse modo de fazer da renda que se tornou um patrimônio do estado.
Exportação
“Já alinhamos com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e com a embaixada do Brasil na Irlanda. Nós já temos todo esse apoio técnico para que a gente possa viabilizar a exportação desse patrimônio. Isso valoriza, ainda mais, o nosso artesanato, o trabalho que vem sendo passado de geração em geração. É uma homenagem para a nossa ancestralidade que aprendeu a fazer a renda irlandesa… perpetuando essa arte belíssima que só se faz aqui no estado de Sergipe”, finaliza.
Para a diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana, esse é um marco na história de Sergipe e corrobora com o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à valorização do artesanato e dos artesãos sergipanos. “É o fortalecimento concreto, planejado, para que o artesanato sergipano, a renda irlandesa de Divina Pastora, possa ter um vislumbramento sobre o seu crescimento, sobre o seu trabalho”, diz.
A renda irlandesa se tornou Patrimônio Cultural do Brasil em 2009, além de constar no livro de registro de saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Ela se constitui dentro de uma salvaguarda de costumes, fazeres e saberes populares; de práticas e domínios que se entrelaçam ali no cotidiano da vida social de Divina Pastora; e esses saberes e fazeres salvaguardam a riqueza da identidade local”, finaliza Daiane.
Confira a programação da visita do embaixador
Segunda-feira, 26
10h – Reunião na Fecomércio com entidades de classe e empresas exportadoras ou com potencial exportador
Local: Sede do Senac – Av. Ivo do Prado, 564 Edf. Walker Martins Carvalho, 2º Andar – São José, Aracaju
14h – Palestra do embaixador na Universidade Federal de Sergipe, com o tema: Centenário do romance “Ulysses”, do escritor irlandês James Joyce; partilha de experiências culturais e falas de pesquisadores sobre o trabalho da renda irlandesa no estado
Local: Sala de Conselhos Superiores da UFS, na Avenida Marechal Rondon Jardim s/n – Rosa Elze, São Cristóvão
16h30 – Visitas à Universidade Tiradentes (Unit), ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e ao Innovation Center
Local: Av. Murilo Dantas, 300, Farolândia – Aracaju
18h – Ida ao São João da Família, festejo que conta com exposição e comercialização de comidas típicas e de diversos artesanatos sergipanos, incluindo a renda irlandesa.
O projeto recebe apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, e é realizado pelo Sistema CNC, Fecomércio, Sesc e Prefeitura de Aracaju.
Local: Praça Fausto Cardoso, na Av. Ivo do Prado, no Centro de Aracaju
Terça-feira, 27
8h – Solenidade de recepção da visita do Embaixador, no Santuário Nossa Senhora Divina Pastora
Contará com apresentações culturais dos grupos Chegança e Samba de Roda; apresentação das rendas produzidas por representantes de três associações de rendeiras existentes no município, sendo elas: Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin); a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (Asderen); e a Associação dos Artesãos, Pequenos Agricultores, Pecuaristas, Renda Irlandesa, Rendendê e Outros (Apric); composição da mesa para breve apresentação histórica do artesanato e falas de autoridades; e finalização com apresentação de cordel e hinos das padroeiras de Sergipe e da Irlanda.
Local: Igreja Matriz, na Rua Jackson de Figueiredo, 421, no município de Divina Pastora
14h30 – Apresentação dos potenciais de Sergipe no auditório do Museu da Gente Sergipana
Local: Av. Ivo do Prado, 398 – Centro, Aracaju
19h – Ida ao Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia
Festejo promovido pelo Governo do Estado que possui espaço dedicado não somente à renda irlandesa, mas também aos diversos artesanatos sergipanos.
Local: Av. Santos Dumont – Coroa do Meio, Aracaju
Leia também: Queda do dólar: momento ideal para programar as viagens internacionais