O grupo de viagens CVC Corp, um dos maiores da América Latina, anunciou Fabio Godinho como seu novo CEO, em substituição a Leonel Andrade, que deixou a companhia no último dia 24 de maio, após três anos. Com mais de 15 anos de experiência nos setores de turismo, hospitalidade e franquias, Godinho já atuou como CEO da companhia aérea Webjet (onde liderou a transformação para o modelo low cost e posterior venda para Gol); da GJP Hotels & Resorts (hoje Grupo Wish), tendo sido responsável pela reorganização geral da companhia até a venda para um fundo de investimentos, na maior transação já realizada pelo setor no País.
Também foi CEO pela master franquia da rede canadense de cafeterias Tim Hortons (responsável pela expansão da rede nos Estados Unidos) e fundou e capitalizou a proptech MyDoor, que estreou no mercado imobiliário com a venda de casas de alto padrão no modelo de multipropriedade com compra digital desburocratizada e hospitalidade completa.
Godinho também atuou na CVC Viagens como diretor de Novos Negócios em 2008, participando ativamente do deal com o Carlyle Group e mais tarde, entre 2012 e 2014, como vice-presidente de produtos e marketing da operadora, com participação ativa na preparação para o IPO da empresa.
Nestes períodos, fortaleceu a essência histórica da marca, com a linguagem do varejo e a sua força de distribuição via franquias e agências parceiras, que à época ampliaram a competitividade de produtos na realização do sonho de viagem dos brasileiros.
Formado em administração de empresas, com MBA no Ibmec-SP e especialização em Kellogg e The Wharton School, Godinho assume o grupo CVC Corp em um novo momento da companhia, em um período de retomada do setor à níveis pré-pandemia, com a missão de liderar a empresa em um cenário positivo, já com sua estrutura de capital equalizada e com crescimento em reservas em seus três negócios: B2C, B2B e Argentina, que ultrapassaram mais de R$4 bilhões na geração em reservas somente entre janeiro e março de 2023, volume 44% maior que o mesmo período de 2022.
“É hora de realizar um sonho que cultivo há 15 anos, passado esse tempo por todos os setores do nosso segmento, companhia aérea, hotelaria, operadora e agora de volta à CVC Corp, que é maior referência do turismo na América Latina. O legado continua e a força das nossas marcas e o talento de nossos colaboradores, franqueados e agentes vão impulsionar mais negócios e mais valor para fornecedores, destinos, acionistas e todos os nossos stakeholders, consolidando nossa liderança absoluta no mercado”, diz Godinho.
Acordo de capitalização
Soma-se ao cenário positivo o anúncio feito, também hoje, da realização de um acordo entre a CVC Corp e a Mar Holding Participações S/A, do empresário Gustavo Paulus, filho do empresário e fundador da CVC, Guilherme Paulus, com o compromisso de injeção de capital de R$75 milhões na companhia. O acordo teve a anuência do Opportunity (maior acionista da CVC Corp, com 18,5% do capital).
Essa capitalização faz parte da renegociação de dívidas em debêntures, estabelecida pela companhia com credores no primeiro trimestre deste ano, que prevê uma oferta de ações que pode ser realizada até novembro de deste ano, e cujo formato está em definição e será informado ao mercado.
Gustavo Paulus foi diretor de marketing e membro do conselho de administração da CVC antes do deal para o Carlyle Group, foi sócio-fundador da GP7 agência de publicidade sediada em São Paulo (SP), foi presidente do Conselho de Administração da Webjet, companhia aérea brasileira de baixo custo e líder de mercado, foi presidente do Conselho da GJP Hotels & Resorts e hoje é CEO da Mar Capital, gestora de investimentos que administra os fundos da família Paulus.
Antes deste anúncio, a CVC Corp já tinha aprovado um acordo com os debenturistas para reperfilamento da dívida até 2026, com o atingimento do menor patamar de dívida dos últimos 5 anos. O novo acordo impulsiona a CVC Corp para continuar em crescimento sustentável, na realização de sua eficiência operacional de forma contínua e permanente, com transparência, solidez e governança corporativa, o que a consolida como importante player da América Latina.
Leia também: Produção de milho dos perímetros irrigados aumenta quase 43%