Sol praticamente o ano todo, praias com larga faixa de areia e águas mornas, culinária rica do melhor que o Nordeste pode oferecer, pontos turísticos favoráveis para boas recordações e uma gente acolhedora. Aracaju tem todos os ingredientes para tornar qualquer passeio memorável e cheio de boas histórias para compartilhar. Se não bastasse o combo de qualidades da cidade, os feriados do ano dão um empurrãozinho para encontrar tempo e apreciar o que a cidade tem para oferecer.
Ainda que alguns feriados já tenham passado, o segundo semestre de 2023 ainda guarda boas oportunidades para aproveitar. De acordo com o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, a Prefeitura tem trabalhado para divulgar Aracaju em todas as regiões do país.
“Houve um grande investimento para a divulgação do Destino Aracaju. Junto à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Sergipe, realizamos, no ano passado, um trabalho intenso em lugares como Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco, fruto de um termo de fomento que disponibilizou mais de R$1,5 milhão para que pudéssemos promover essa divulgação. Neste ano, essas ações de divulgação têm continuidade. Além disto, fizemos várias reuniões e capacitamos 1.400 operadoras e agentes de viagem para que tenham conhecimento sobre a nossa cidade e, assim, possam divulgar nossa cidade com mais propriedade”, ressalta Fraga.
Conforme o secretário, com a criação recente da Secretaria Municipal do Turismo – a partir do desmembramento da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semic) -, o foco da administração municipal é investir e dialogar ainda mais com o setor.
“A Semict foi desmembrada, mas o foco continua o mesmo, só que ampliado. Em 2023, vamos incrementar ainda mais. Fizemos um grande trabalho no último ano, trouxemos e apoiamos grandes eventos e vamos fazer isso agora em 2023, já com esse trabalho de conhecimento por parte do trade nacional. Então, vamos, cada vez mais, incentivar, trabalhar, fazer o nosso Plano Municipal de Turismo, organizar e profissionalizar o turismo em Aracaju”, frisa Jorge Fraga.
E atrativos não faltam em Aracaju, sobretudo os que podem ser apreciados ao ar livre, como praias, rios, manguezais, orlas e parques, além de uma diversidade de arte e cultura em locais como os mercados centrais.
Confira algumas opções de lazer
Praias e Orlas
São aproximadamente 35 km de litoral, com areias planas e firmes, perfeitas para caminhadas, águas mornas ótimas para o banho, além de bares e restaurantes estruturados. Destacam-se as praias da Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro.
É na Atalaia que fica um dos principais pontos turísticos de Aracaju, os Arcos da Orla, que é considerada uma das mais belas do país. Por lá, é possível encontrar quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, além da Passarela do Caranguejo.
No Mosqueiro, os visitantes e aracajuanos também podem desfrutar de um outro ponto turístico, a Orla Pôr do Sol. Lá, a natureza é privilegiada. Ao leste, o oceano Atlântico, a oeste, o rio Vaza Barris com águas limpas e manguezais preservados, além de ilhas que surgem com a maré baixa. A Croa do Goré, a mais famosa e procurada, ancora um restaurante flutuante que permite ao visitante saborear delícias gastronômicas da região à base de frutos do mar. É possível passear por esse cenário paradisíaco a bordo de catamarã e de outras embarcações. O encontro do rio Vaza Barris com o mar e o pôr-do-sol completam esse espetáculo inesquecível.
Às margens do rio Sergipe, no norte da capital, a orla do Bairro Industrial é mais um dos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão.
Centro Histórico
Região que abriga as mais importantes igrejas, praças, casarões antigos e monumentos históricos da cidade. Possui mercados, museus, centros de artesanato e comidas típicas, além de uma vigorosa área de comércio e uma faixa exclusiva de compras para pedestres entre os calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras. Tudo isso diante da maravilhosa vista do rio Sergipe.
Mercados
Os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz foram transformados em pontos de cultura, lazer e artesanato. Nas imediações, está o mercado central Maria Virgínia Franco, um importante centro de abastecimento da capital.
Colina do Santo Antônio
Primeiro aglomerado urbano da cidade, a Colina do Santo Antônio sediou a reunião da Assembleia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. Na época só havia algumas casas de pescadores e uma capela de taipa dedicada a Santo Antônio, posteriormente substituída pela atual igreja, que no dia 13 de junho é tomada pelo povo em homenagem ao santo casamenteiro. O seu ponto mais alto oferece ao turista uma vista panorâmica do estuário do rio Sergipe e da ilha de Santa Luzia.
Parque da Sementeira
O Parque Augusto Franco (Sementeira) tem parque infantil, pista de patinação, quadra poliesportiva, campo de futebol, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piqueniques, sanitários adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção, lagos, bebedouros, chuveiros e vários outros equipamentos. O espaço repleto de áreas verdes proporciona um clima harmonioso para as famílias, abrigando também algumas aves raras, como pica-pau, arara pequenina, joão-de-barro, canário, gavião, coruja, rolinha-do-pará e outras.
Calçadão da 13 de Julho
Os amantes e profissionais das atividades esportivas costumam adotar o Calçadão da 13 de Julho como ponto de encontro. No espaço, compreendido entre o estuário do rio Sergipe e a avenida Beira Mar, uma grande passarela abriga áreas voltadas para o lazer e a prática de atividades físicas, como parque infantil, quiosques para a venda de água de coco, ciclovias, pistas de skates, quadras de tênis, futebol e vôlei, entre outros esportes.
Para apreciar uma boa vista do manguezal e do rio Sergipe e da Ilha de Santa Luzia, basta subir no Mirante da 13 de Julho, espaço cultural mantido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) para a realização de exposições de artesãos e artistas locais.
Feriados nacionais no segundo semestre
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil (feriado nacional)
- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Sra. Aparecida (feriado nacional)
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República (feriado nacional)
- 24 de dezembro (domingo): Véspera de Natal
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal (feriado nacional)
- 31 de dezembro: (domingo):Véspera do Ano Novo 2023
Leia também: Perfil da PRF é alvo de suposto ataque cibernético