Com três das quatro etapas da construção da Avenida Perimetral Oeste em andamento, já é possível ver, pelos serviços realizados, o impacto das transformações paisagísticas provocadas pela obra e um esboço da formatação da nova via.
A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem adotado um ritmo célere para executar os trabalhos, mesmo com a atuação estando, em alguns pontos, ainda em estágio inicial.
Na etapa I, é realizada a concretagem de cinco dos sete blocos de fundação, todos no bairro Soledade. Depois, será executado o serviço em mais quatro blocos de fundação situados no bairro Bugio.São concretadas também as pré-lajes, partes que compõem o tabuleiro da ponte.
Aterros de conquista na saída da ponte, do lado do Bugio, são feitos na etapa II da obra. Depois, será necessário aguardar o processo de estabilização do solo, que leva aproximadamente quatro meses, para então iniciar a etapa de pavimentação e recapeamento asfálticos da avenida Perimetral e de outras vias nas imediações, como avenidas Poço do Mero e Centenário.
Na III etapa também são executados aterros de conquista. Na fase seguinte, será iniciada a implantação da rede de drenagem pluvial da área, localizada no bairro Lamarão.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, explica que a obra possui nuances diferentes de complexidade.
“Apesar disso, o ritmo é bastante satisfatório. Enquanto estamos acelerando a construção da ponte sobre o Riacho do Cabral, na I etapa, temos feito também aterros que são fundamentais para o avanço das etapas II e III que, mesmo sendo uma parte mais demorada, temos feito de forma contínua e célere. Quando forem concluídos, o ritmo será ainda mais intensificado. Segue tudo dentro do previsto, cada fase com seus níveis de complexidade, e a boa notícia é que nossas equipes têm feito um trabalho muito bom”, destaca o gestor.
O novo eixo viáro vai transformar a mobilidade urbana da zona Norte ao constituir uma nova rota de trânsito, desafogar a avenida Euclides Figueiredo e estabelecer mais um acesso ao município de Nossa Senhora do Socorro, além de impactar positivamente nos aspectos sociais e econômicos da região.
A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.
Etapas em andamento
Na etapa I, a Emurb ergue a ponte sobre o Riacho do Cabral, ligando os bairros Bugio e Soledade. A ponte terá a extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura; duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas, sendo uma delas exclusiva para ônibus; além de passeio lateral para pedestres e uma ciclovia no eixo central.
A Prefeitura fará, na etapa II, a ligação entre os bairros Bugio e Jardim Centenário, partindo da intersecção localizada logo após o fim da ponte situada sobre o Riacho do Cabral. Este trecho chegará até o limite com o município de Nossa Senhora do Socorro, nas proximidades da avenida Lauro Porto.
Na etapa III será construída via de intersecção do bairro Lamarão até a intersecção da avenida Juscelino Kubitschek. A avenida partirá da divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, segue paralelamente à avenida Paulo Figueiredo Barreto, passando pela rotatória do Lamarão e vai até a Soledade. Este trecho terá 4,4 km de extensão, somando seus dois sentidos.
Leia também: INSS começa a pagar a segunda parcela do 13º