A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, anuncia dois novos centros de distribuição no país. Localizados nas regiões metropolitanas de Recife (PE) e Salvador (BA), os espaços de 10 mil m² e 6 mil m² funcionam na modalidade conhecida como cross-docking, em que as mercadorias coletadas via parceiros logísticos são reorganizadas e direcionadas aos hubs de última milha para serem entregues ao consumidor final.
Ao todo, são 8 unidades desse tipo que juntas possuem a capacidade para atender mais de 1,5 milhão de pacotes diariamente. As outras operações estão em diferentes estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Além de aumentar a capilaridade em mais de 40% em número de cidades, o objetivo é a otimização dos processos desde a coleta dos produtos de vendedores locais até a entrega aos consumidores no Brasil. Como parte da expansão e melhorias na experiência dos usuários, a Shopee inaugurou também nos últimos meses mais de 60 hubs entre primeira milha, responsável pela coleta das mercadorias e separação para envio ao centro de distribuição – e de última milha – responsável pela fase de entrega dos produtos aos consumidores.
Outra novidade para aumentar a produtividade é a instalação de esteiras de separação automática de produtos em algumas unidades. O novo recurso torna a operação mais eficiente e aumenta a capacidade de produção.
Frota com parceiros logísticos
Tanto a coleta em vendedores (primeira milha) como a entrega de pacotes de produtos comercializados na Shopee para os consumidores são feitas com parceiros logísticos. A frota de veículos cresceu mais de 40% comparado com o segundo semestre de 2022 e alguns veículos receberam o envelopamento da marca.
Carteira digital para consumidores
Outro recurso para facilitar a experiência dos consumidores é a Shopee Pay, uma carteira integrada ao app. O recurso é mais uma opção de pagamento de compras e também pode ser utilizada para receber reembolso. A nova funcionalidade está disponível para todos os usuários e para acessá-la basta clicar em seu ícone na home no aplicativo e seguir o passo-a-passo para o cadastro.
Após a criação gratuita da conta, o consumidor estará apto para adicionar dinheiro na carteira via Pix ou boleto e realizar as compras com o saldo, além de aproveitar promoções exclusivas para essa modalidade de pagamento.
Além da disponibilidade de chat no app para o consumidor falar direto com os vendedores antes, durante e após a compra, os usuários têm à disposição diferentes canais de atendimento com a Shopee. Uma equipe treinada e local está disponível via telefone, email e chat, além do chatbot para sanar as principais dúvidas em uma interface simples.
Leia também: Mercados centrais: um convite à arquitetura, gastronomia e diversidade