Nesta sexta-feira, 12, o município de Estância, no sul sergipano, será a sede do Governo do Estado. A cidade receberá a quarta edição do ‘Sergipe é aqui’, projeto itinerante que deve levar a estrutura da administração estadual a todos os 75 municípios. O evento acontecerá na Escola Municipal Maria Isabel de Carvalho Nabuco D’Ávila, com a participação de mais de 20 secretarias e órgãos de governo, e vem despertando a expectativa da população estanciana.
A trabalhadora rural aposentada Tânia Fontes, de 61 anos, recebeu por telefone a notícia do ‘Sergipe é aqui’ em Estância, e se interessou logo de cara. “Fiquei sabendo nos grupos e já me animei, porque quero fazer minha identidade. Acho a iniciativa interessante, porque tem muita gente com dificuldade pra fazer seus documentos e que agora tem essa oportunidade de ir até onde está o evento. Quero chegar cedo, pra pegar minha senha”, diz.
A atendente comercial Angélica Moura, de 35 anos, ouviu falar sobre o evento pelos carros de som que vem circulando em toda a cidade. Para ela, a programação tem grande relevância. “Vai trazer muitas melhorias. Quem tem alguma pendência para resolver, esse é o momento. Particularmente, não tem nenhum serviço específico que eu esteja precisando, mas é bom ficar sabendo para repassar a informação. Certeza de que um monte de gente está precisando”, considera.
O agente de segurança aposentado Paulo Roberto, 68 anos, também gostou de saber que o governo itinerante está chegando em seu município. “Vai ser uma benção de Deus, né? Ter um médico, poder tirar um documento… É muito bom, principalmente pro pessoal mais pobre. E é bom também que o governador venha com a equipe dele, para ficar mais perto de quem está no interior”, ressalta.
O designer gráfico Raí dos Santos, de 35 anos, afirma que a proposta do ‘Sergipe é aqui’ traz maior proximidade entre o poder público e a sociedade. “É muito interessante e ajuda muito a população, porque são muitos serviços. Acho que o povo de Estância vai em peso. E é importante também porque as pessoas podem ver que o governo não é uma coisa tão distante, né?”, pontua.
A trabalhadora doméstica Genilda Cruz Santos, de 42 anos, escutou no rádio o convite do evento e distribuiu a notícia para a família. “Muita gente que trabalha normalmente não tem tempo de ir fazer um documento ou um exame. Então, acaba sendo uma oportunidade. Meu sobrinho, por exemplo, está precisando tirar os documentos, aí eu já disse pra ele ir. E o governador vir aqui é cumprir o papel dele. A gente espera que só tenha a contribuir”, opina.
O motoboy José Raimundo, 55 anos, viu na televisão o comercial do ‘Sergipe é aqui’ e aprovou a iniciativa. “Sempre tem uma pessoa ou outra que não tem a documentação completa, aí um evento desses ajuda muito. Tem os outros serviços ainda, de saúde, de trabalho… E o governador está fazendo certo também, de vir se apresentar e ter esse contato com a população”, salienta.
Serviços em Estância
A última edição do ‘Sergipe é aqui’ ocorreu em Porto da Folha, no alto sertão sergipano, no dia 14 de abril. Na ocasião, 5.336 atendimentos foram realizados, e a expectativa é de que o número em Estância seja similar. Além de Porto da Folha, Propriá, no baixo São Francisco, e Boquim, no sul, também receberam edições anteriores do evento. São cerca de 150 atendimentos e ações registrados na grade de atividades, que se inicia às 8h.
Entre os serviços estreantes na programação estanciana estará a coleta de sangue para realização de cadastro de medula óssea com a Fundação Parreiras Horta. Também estarão disponíveis exame de rastreamento de câncer de próstata e de detecção de HIV, sífilis e toxoplasmose.
Os habituais serviços de consulta a antecedentes criminais, renegociação de dívidas junto ao Banese, abertura de conta, acesso a crédito fundiário, confecção do ID Jovem, exames, ultrassonografias, consultas, testes rápidos, assessoria jurídica e psicossocial e palestras também serão disponibilizados.
Leia também: Sergipe vendeu R$ 489 mihões por comércio eletrônico em 6 anos