A obra de reforma e a ampliação da Ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o Rio Poxim, no bairro Farolândia, já está em fase final. Os serviços realizados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no momento, ajustam a superestrutura do equipamento à avenida Paulo Figueiredo Barreto, e o preparam para entrar em funcionamento dentro de algumas semanas.
A gestão municipal trabalha na construção de um muro de contenção em gabião e na confecção dos acessos da ponte no sentido praias, a partir do cruzamento com a Avenida Tancredo Neves. É feita a terraplenagem em uma extensão de 210 metros na parte anterior da ponte, no sentido praias, e em mais 80 metros após. O mesmo acontece no sentido Centro, no trecho do Parque dos Cajueiros.
Depois de concluir o engastamento, que é a união dos vãos da ponte à nova estrutura construída, nesta sexta-feira, 19, e finalizar a terraplenagem dos acessos, será iniciado o recapeamento asfáltico, que contará com a remoção da antiga camada das pistas existentes para implantação do novo pavimento, incluindo as novas pistas.
Após esta etapa, as vias serão liberadas, exceto uma do sentido Centro, que será isolada para que a Prefeitura construa a nova ciclovia e o passeio para pedestres e, por fim, entregue a obra.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca que, apesar de intercorrências no andamento da obra, o trabalho vem sendo tocado de forma satisfatória.
“Estamos fazendo esses acessos a partir do alargamento da via, para que a avenida se encaixe de forma perfeita na ponte. Esse é um serviço fundamental, mas que só pôde ser executado agora, com a superestrutura pronta. Ainda tivemos que fazer a remoção de uma rede da Sergas, o que não era o plano inicial, e deslocar uma rede de energia elétrica, e isso também só poderia ser feito neste momento. Todos esses fatores impactaram no prazo da obra, mas não tão significativamente, de forma que, em algumas semanas, entregaremos o equipamento pronto”, pontua.
Estrutura da Ponte Juscelino Kubitschek
Com 160 m de extensão, a ponte será ampliada em 4 m de largura, passando de duas para três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com ciclovia e uma pista para pedestres. Para executar a obra, a Prefeitura investe R$20.971.282,97.
A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju.
Trânsito
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que, nesta sexta-feira, 19, o trânsito na ponte sobre o Rio Poxim, na Avenida Beira Mar, sentido praias/Centro, ficará em meia pista, das 8h às 12h, para a realização de mais uma etapa de concretagem da ponte, que está devidamente sinalizada e contará com agentes da SMTT no local para auxiliar o trânsito.
A SMTT orienta os condutores que optem, se possível, por rotas alternativas, a exemplo das avenidas Augusto Franco, Etelvino Alves de Lima, José Carlos Silva, Paulo VI e Delmiro Gouveia.
Leia também: Stone acelera crescimento e entrega o melhor 1º trimestre de sua história