Com o foco em fortalecer a economia sergipana, por meio da união de esforços com o setor produtivo, o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deram início, nesta segunda-feira (8/5), aos estudos para a implementação do “Cinturão de Confecções de Sergipe”. A solenidade, realizada no auditório do Senai, em Aracaju, contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, além de secretários de Estado, parlamentares, prefeitos, empresários e comerciantes da região centro-sul de Sergipe.
As análises e diagnósticos serão realizados pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) do Senai. A partir dos resultados que serão obtidos, a proposta é colaborar com o fortalecimento do empreendedorismo, da qualificação da mão de obra e da melhoria do escoamento da produção das indústrias pertencentes ao setor têxtil sergipano, segmento fortemente presente, sobretudo nos municípios de Tobias Barreto e Itabaianinha.
A programação do evento está dividida em dois dias, prevendo consultas, oitivas, debates e reuniões estratégicas. De acordo com o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Jorge Teles, o encontro é fruto do compromisso assumido pelo governador Fábio Mitidieri, ainda em campanha, de alavancar o crescimento do polo têxtil do estado como caminho para gerar mais empregos e oportunidades para os sergipanos.
Ele lembra que uma audiência pública já foi realizada, no mês de março, entre o governador e os prefeitos dos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto, além de empresários locais, produtores e comerciantes do ramo de confecções têxtil e ceramista, com o intuito de discutir políticas objetivando alavancar os respectivos setores.
“O nosso governador e a nossa gestão têm buscado ouvir de perto os desafios, angústias e dificuldades desse segmento. Com a conclusão desse estudo, acreditamos que conseguiremos desenvolver o cinturão de confecções e, assim, concretizar uma política pública desenvolvimentista mais focada na aptidão e vocação dessa região”.
Compromisso
Presente na solenidade de abertura, o governador Fábio Mitidieri destacou que este é mais um dos compromissos firmados em campanha que vêm sendo concretizados pela gestão. “Com a criação desse cinturão desenvolvimentista, vamos promover crescimento e qualificação, além disso, utilizaremos o Centro Vocacional Tecnológico para dar cada vez mais condições de competitividade e qualidade aos serviços ofertados lá. Somos um governo que busca se aproximar do setor produtivo para gerar mais emprego e renda para nossa população. Nossa gestão está totalmente empenhada em promover esse desenvolvimento em todos os segmentos econômicos do estado”, disse.
Para Fábio, o melhor instrumento de transformação social é o trabalho e é para promovê-lo aos sergipanos que o Governo de Sergipe pensa e desenvolve suas ações. “Não estamos falando apenas de Tobias e Itabaianinha, mas de todas as cidades vizinhas que serão beneficiadas com mais geração de emprego e renda. Hoje, estamos dando o pontapé na construção de um novo cenário com ainda mais qualidade e mão de obra qualificada. Temos muito orgulho do que o nosso povo produz. Por isso, é muito importante darmos dignidade e oferecermos a chance de os sergipanos sustentarem suas famílias, por meio do emprego. Não tenho dúvidas de que alcançaremos essa meta”, acrescentou.
O gerente do Instituto Senai de Tecnologia e Confecção, Rodrigo Kurek, explicou que o papel do CETIQT é oferecer todo o apoio e conhecimento técnico necessários ao desenvolvimento das empresas sergipanas existentes na região, concedendo a elas auxílio na gestão da produtividade, redução de custos, desperdícios e aumento da produtividade. Segundo ele, o intuito é finalizar os estudos e obter os diagnósticos em 30 dias.
“Também vamos ajudar na formação de mão de obra e capacitação da comunidade na área da costura com as costureiras, operadores de máquinas, para que sejam polivalentes e possam atuar em várias empresas e funções diferentes. Com isso, geraremos desenvolvimento, emprego e renda para região, contribuindo bastante para o crescimento do estado como um todo”.
Potencialidades
O complexo têxtil do município de Tobias Barreto possui 34 fábricas e mais de três mil empreendimentos entre pequeno, médio e grande porte. Já Itabaianinha conta com mais de 300 empresas do setor têxtil. O prefeito da cidade, Danilo de Joaldo, agradeceu ao governador pelo comprometimento e sensibilidade em identificar a vocação de cada região, visando transformar a realidade socioeconômica de cada cidade. “Este é o governo que carrega o diferencial de promover o desenvolvimento econômico e social das nossas regiões, sempre voltado a gerar emprego e renda, que é a principal bandeira de Fábio”.
Programação
O encontro prossegue até esta terça, 9, com a realização de visitas técnicas ao centro de confecções, a fim de conhecer os processos desenvolvidos nas fábricas locais, localizadas nos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto. Além disso, haverá reunião para sondagem e apresentação de possibilidades através do CETIQT, bem como a apresentação do plano de desenvolvimento para o setor. À tarde, também será feita uma visita ao Centro Vocacional Tecnológico.
Leia também: Festejos juninos em Sergipe terão mais de 250 atrações e 30 dias de forró