Começa o fim de semana e a agenda de eventos da Orla da Atalaia e do Parque da Sementeira é um convite para aracajuanos e turistas desfrutarem das belezas da capital sergipana e participarem de encontros diversos. Utilizados para eventos de lazer, manifestações culturais e artísticas, os espaços públicos administrados pela Prefeitura de Aracaju viabilizam a geração de emprego e renda para a população.
Na semana passada, por exemplo, a Orla da Atalaia recebeu a Feira da Gambiarra, com mais de 120 barracas com oferta de produtos artesanais, alimentos, shows artísticos e espaço para promoção de organizações não governamentais (ONGs) mostrarem o seu trabalho.
Segundo a criadora do projeto, Isabele Ribeiro, desde a primeira edição, a Feirinha da Gambiarra proporciona cenário para o nascimento e crescimento de pequenos empreendedores criativos. Muitas dessas marcas despontam a partir dos encontros e ganham destaque em outros locais físicos.
“Enquanto urbanista, olho para a cidade e tenho objetivo de provocar isso nos atuantes e participantes do evento. Então, a Feirinha nasce muito desse lugar também, de ocupar espaços públicos, uma vez que já passamos por vários deles, com o objetivo, justamente de incentivar o sergipano a olhar para sua cidade”, argumentou.
Um dos estandes foi ocupado pelo grupo Mulheres de Peito, que levou para a feira produtos para vender e histórias de superação para contar, como a de Maria Lúcia dos Santos. Depois de uma luta vitoriosa contra o câncer, ela buscou se engajar na causa das mulheres e hoje é uma das integrantes do projeto que destaca a saúde feminina. A oportunidade de mostrar o seu trabalho em uma feira com espaço cedido pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ajudou-a.
“Depois do câncer precisei me reinventar, assim como as outras. No meu caso, fui desligada do meu antigo emprego e vi a necessidade de elaborar situações que me tirassem do comodismo para dar um novo sentido às minhas questões psicológicas e mentais. Diante de tudo isso, esses ambientes acessíveis serviram como uma porta aberta para amostra e venda dos nossos produtos”, relatou.
Parque da Sementeira
Além da Orla da Atalaia, a Emsurb disponibiliza ainda o Parque da Sementeira como ambiente para a criação e fortalecimento de novas conexões no eixo cultural, econômico, educativo e sociocognitivo. O intuito é estimular ações que promovam lazer, bem-estar e, principalmente, o estímulo à criatividade dos aracajuanos.
“Ressaltamos, enquanto órgão público, que os parques e orlas administrados pela Emsurb são incluídos no cotidiano dos aracajuanos com opções de fomento à cultura e educação, além de conceber caminhos reais com eixo econômico. Com ambiente arejado, com fauna e flora em destaque, tornam-se áreas agradáveis, com acesso gratuito e de fácil localização, o que facilita para os frequentadores, empreendedores e comerciantes. Isso reflete o trabalho diário das equipes de limpeza, que mantêm a fiscalização e manutenção dos ambientes”, destacou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
Em 2022, o Parque da Sementeira recebeu 329 eventos e Orla da Atalaia, 126. Este ano, já são 126 na agenda da Sementeira, mais 37 eventos na Orla. O diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro, esclarece que além desses espaços, a Emsurb é responsável pela coordenação do Parque Ecológico Poxim, que recebeu quatro eventos nos últimos cinco meses e a Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.
Opções variadas
“Temos a disposição da população opções variadas de áreas para a realização de eventos que vão desde grandes shows culturais, até a realização de festas como aniversários ao ar livre e reuniões de amigos. Esses lugares fomentam um verdadeiro encontro à natureza, incrementam na economia e ainda a preservação dos biomas locais, garantidos pela Prefeitura de Aracaju”, esclarece.
No eixo educacional, o publicitário e diretor do Colégio Recanto do Pequeno Príncipe, Rogério dos Santos Fontes, conduziu uma gincana socioeducativa em alusão ao Dia das Mães, no Parque da Sementeira.
“O parque é uma ótima opção para a realização de encontro e estímulo à educação. Essa é a segunda vez que realizamos encontros no parque, sendo um espaço ideal para as famílias, além dos momentos de interação. Para se ter uma noção do quanto o lugar influencia na rotina do cidadão, em meio às experiências imersivas, já ouvimos relatos do quanto os hábitos saudáveis, como corridas, caminhadas, piqueniques foram praticados na Sementeira após os participantes dos nossos eventos terem vivido encontros escolares neste lugar”, relatou.
Leia também: Shopee aumenta capilaridade de entregas com novos CDs na Região Nordeste