A Embratur confirmou a participação em oito feiras internacionais no segundo semestre de 2023. A estratégia da agência na escolha dos eventos, que terão estande do Brasil, foi a de priorizar onde há maior potencial de geração de negócios e atração de novos turistas estrangeiros para o curto, médio e longo prazo. A gerência de Mercados e Eventos Internacionais, responsável por organizar este calendário, concentrou os esforços em países que são mercados prioritár ios, tradicionalmente grandes emissores de turistas para o Brasil, mas observou também a disponibilidade aérea, potencializando a estratégia de participação em feiras com a atração de novos voos ou ampliação de frequência das rotas existentes.
“Não adianta mostrarmos ao mundo o quão deslumbrante são nossas praias e nossa natureza, quão rica é nossa história e quão diversa é nossa cultura, se o turista na ponta não tiver como vir nos visitar porque não tá na prateleira das agências de turismo de seu país o destino Brasil. E para ter na prateleira precisa ter voo, e precisa que os empresários do turismo façam negócios. São justamente as feiras as grandes oportunidades em que as prefeituras, os governos de Estado e as operadoras brasileiras fechem negócios com as operadoras de todo o mundo, negócios que possibilitam que o turista venha para o Brasil”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Calendário
No segundo semestre deste ano, a Embratur participará de seis feiras multiprodutos, que envolvem os diversos segmentos do turismo. São elas da FIT América Latina, em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 30 de setembro a 3 de outubro; da IFTM Top Resa, em Paris, França, entre os dias 3 a 5 de outubro; da TTG Travel Experience, em Rimini, Itália, entre os dias 11 a 13 de outubro; da FITPAR, em Assunção, Paraguai, entre os dias 13 a 15 de outubro; e da NYITS, em Nova York, EUA, entre os dias 26 a 28 de outubro e a WTM, em Londres, Inglaterra, de 6 a 8 de novembro.
O Brasil terá estande também em duas feiras do segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions, que em português é mais conhecido como Turismo de Negócios e Eventos). São elas IMEX America, em Las Vegas, EUA, entre os dias 17 a 19 de outubro; e IBTM World, em Barcelona, na Espanha, entre os dias 28 a 30 de novembro.
Estande da Embratur
A gerência de Mercados e Eventos Internacionais tem qualificado a presença brasileira nas grandes feiras para reposicionar o país no mercado internacional. Nos estandes, a atenção à sustentabilidade está presente em todas as etapas, da montagem ao descarte de resíduos. Também a experiência entregue aos visitantes do que é o Brasil foi reformulada, garantindo melhor representação da diversidade de nossas manifestações culturais e da gastronomia.
A Embratur também investe no uso de novas tecnologias imersivas, que possibilitam a cada investidor que pensa em vender o Brasil como destino um pouco da experiência do que é visitar o nosso país.
No primeiro semestre, a Embratur já participou de seis feiras internacionais (Fitur, na Espanha; T&AS e Seatrade, nos EUA; Anato, na Colômbia; a BLT, em Portugal e a ITB, na Alemanha), e organiza estande do Brasil também para as feiras Imex, que será realizada entre os dias 23 a 25 de maio na Alemanha, e Fiexpo, entre os dias 19 e 22 de junho no Panamá.
Leia também: Grupo Energisa está com vagas abertas para estágio