A busca do Grupo Tiradentes é e sempre foi a excelência no ensino superior. Há 61 anos, além de atender às exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ele tem preparado profissionais para encarar os desafios do mercado de trabalho. Pessoas capazes de fazerem a diferença na transformação social e no desenvolvimento regional. Para cumprir com sucesso tal aspiração, e se posicionar no mercado como referência na oferta de educação superior de qualidade, o Grupo pauta o seu trabalho na missão institucional de inspirar as pessoas a ampliar horizontes e na visão de promover uma educação de qualidade, por meio da transformação digital e experiências inovadoras, que conectem pessoas e seus projetos de vida ao mundo.
O dinamismo do modelo acadêmico, a flexibilidade e a alta qualificação do currículo de seus cursos de graduação e especialização estão entre as marcas do grupo, que se reinventa constantemente e contribui para a formação de cidadãos globais, socialmente responsáveis, competentes e preparados para a resolução de problemas, além do uso de tecnologias da informação com habilidades de liderança e criatividade.
Composto por quatro instituições de ensino superior, sendo a Universidade Tiradentes (Unit) e a Faculdade São Luís de França (FSLF), em Sergipe; o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e a Faculdade Tiradentes (Fits) em Goiana (PE), além de 40 polos de educação a distância (Unit EaD) que expandem a sua área de atuação por oito estados brasileiros, o Grupo Tiradentes é considerado um dos maiores conglomerados de instituições particulares de ensino superior do Brasil e tem em seus pilares a inovação e investimentos em tecnologia.
Uma das iniciativas de sucesso do grupo é o Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação que completa quatro anos em 2023 e, desde o início, constitui-se como um espaço que estimula a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na sociedade. É por meio do Centro que a instituição desenvolve e testa as futuras práticas educacionais e profissionais, alcançando assim um melhor desempenho no mercado.
Para o professor Domingos Sávio Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center, ele cria oportunidades para atração de pessoas, empresas, instituições que queiram pensar em soluções para os problemas atuais da educação, sejam eles de ordem local, regional ou nacional.
“O Tiradentes Innovation Center tem o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo, criatividade, inovação, cultura maker e uso das tecnologias na educação. Ao longo da pandemia, por exemplo, tivemos uma participação importante na fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com mais de 10 mil itens produzidos e doados por nosso FabLab para o enfrentamento da Covid-19”, citou ele.
Ações de destaque
Uma das ações de destaque neste tempo de existência do centro foi a criação do Observatório da Educação Tiradentes (Obet), que reúne professores e pesquisadores da área de educação para o desenvolvimento de estudos e soluções para os desafios do setor no Brasil e no Nordeste.
“É um espaço em que buscamos discutir problemáticas e dificuldades, de forma que o Tiradentes Innovation Center, traz propostas e soluções para os problemas que surgem, ligados a vários temas como salas híbridas, um centro de formação de professores para novas tecnologias, um centro de pesquisa de tecnologias educacionais, etc.”, explica Domingos
Além disso, um espaço de grande importância durante os quase quatro anos de existência do Centro é sua incubadora. Atualmente, conta com 18 startups incubadas com foco em educação. “A nossa proposta é nos tornar a principal incubadora de edtechs do Brasil. Para tal, utilizamos como ferramenta de apoio a metodologia desenvolvida pelo MIT [Massachusetts Institute of Technology] para criação de startups, ofertando, assim, o que existe de melhor para nossos empreendedores”, afirma Marcelo Dósea Leite, coordenador de Empreendedorismo e Inovação do centro.
Um outro ponto importante desenvolvido pelo Center é o Tiradentes as A Service. Por meio deste produto, o TIC apoia empresas e instituições a iniciar no caminho da inovação. “Para nós, ajudarmos empresas a implantar o modelo de inovação no seu dia a dia é muito importante. Atualmente trabalhamos em conjunto com o Banese [Banco do Estado de Sergipe] e a Mulvi [instituição de pagamento, ligada ao Banese] no desenvolvimento desse tema. Acreditamos, fortemente, que o futuro que qualquer empresa perpassa na implantação de práticas inovadores e pensamos fora da caixa”, aponta Marcelo.
Busca por inovação
Para o professor Fábio Santos, diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Tiradentes, a busca por inovação sempre foi uma marca da instituição, que, ao longo de sua trajetória, lançou cursos que não existiam nos mercados onde atua e trouxe tecnologias que não existiam em outras instituições à época, o que se consolidou como diferencial da Unit para os nossos alunos e para toda a sociedade.
“Pensar a educação do futuro é uma das nossas missões enquanto educadores e essa é uma das grandes premissas do Grupo Tiradentes em seus 61 anos. Hoje, exercemos muito mais a função de mentores, inspiradores, referências para esses estudantes no sentido de guiá-los da melhor forma em suas jornadas acadêmicas para que eles também sejam referências no mercado de trabalho”, disse Fábio Santos.
“Essas iniciativas e o uso de tecnologias como a inteligência artificial, os próprios buscadores, nós temos um outro perfil de aluno, que vai em busca do conhecimento, ou seja, quase que autodidata, e essa troca de informações em sala de aula é muito mais robusta, que no passado. Nosso papel enquanto grupo nos mostra que temos que continuar inovando, sendo referencial como sempre fomos, desde o início”, enfatizou o professor.
Leia também: Shopee aumenta capilaridade de entregas com novos CDs na Região Nordeste