O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, vem batendo recordes na conquista de prêmios de pontualidade. No mês de março, o terminal foi eleito novamente como o melhor do Brasil no quesito e, dessa vez, também conquistou o primeiro lugar no mundo entre os equipamentos com 5 a 15 milhões de assentos ofertados ao ano. No ranking entre todos os aeroportos internacionais mundiais, o Recife conquistou a segunda posição. Divulgado ontem, o levantamento The On-Time Performance Monthly Report Airports é realizado pela consultoria Cirium – uma das mais importantes do setor aéreo, e registra a pontualidade dos terminais.
Dentro da sua categoria, o Aeroporto do Recife obteve a maior pontuação do mundo, alcançando índice de 92,46% de operações nos horários previstos. Na avaliação geral, ficou atrás apenas do aeroporto internacional de Osaka, no Japão. O terminal recifense melhorou o percentual em relação à pesquisa feita pela mesma consultoria, no início deste ano. Em janeiro, o aeroporto havia atingido 88,95% de operações pontuais, sendo o melhor do Brasil e o quarto do mundo.
Nos últimos anos, o Recife colecionou premiações relacionadas à qualidade e pontualidade. Além da pontuação registrada no The On-Time Performance Monthly Report Airports, da Cirium, o aeroporto recifense ganhou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Aviação Mais Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos, como o mais pontual do país na categoria entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano.
Em dezembro de 2022, o equipamento da capital pernambucana foi eleito o segundo melhor do mundo pelos usuários, segundo dados da consultoria AirHelp, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tóquio. Em 2020, também obteve o prêmio de Melhor Terminal Regional do Brasil no World Airport Awards, que acontece desde 1999 e é promovido pela Skytrax, consultoria britânica do setor aeroportuário. Na mesma pesquisa, o Recife ainda ficou entre os melhores da América Latina e os que possuem a melhor equipe.
Pela gestão sanitária durante a pandemia, o Guararapes – Gilberto Freyre ainda recebeu o Safe Travels – World Travel & Tourism Council (WTTC), em abril de 2021; e o Prêmio Turismo Seguro, do governo de Pernambuco, em novembro de 2020. Ambos, reconheceram os esforços do Aeroporto do Recife no combate à disseminação do novo coronavírus.
Desde março de 2022, o Aeroporto do Recife passa por melhorias que visam implementar o padrão Aena Brasil, com mais conforto, segurança e agilidade para os usuários. O terminal terá 60% a mais de capacidade, totalizando uma ampliação de 24 mil metros quadrados. As melhorias incluem um novo píer internacional, quatro novas pontes de embarque, mais lojas e restaurantes, além de muitos outros itens de conforto, como duas salas VIPs. A reforma também inclui a automação dos processos de imigração, acesso ao embarque e processamento de bagagens.
Sobre Aena Brasil
A Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos a maior operadora aeroportuária do mundo, em número de passageiros. Desde o início de 2020, administra a concessão de seis aeroportos no Nordeste do Brasil e, em agosto de 2022, venceu a licitação de mais 11 aeroportos no país, entre eles o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A Aena gere 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha e, por meio de sua filial Aena Internacional, também administra 23 aeroportos em diversos países da Europa e das Américas. Entre eles, está Londres-Luton, no Reino Unido, do qual detém 51% do capital.
Leia também: Funcionário do Burger King urina na roupa após ser proibido a ir ao banheiro