Ter um local seguro e bem equipado para encontrar os amigos e praticar esportes. Assim tem sido a rotina de moradores das comunidades nas quais a Prefeitura de Aracaju revitalizou praças e quadras de esportes, onde crianças e adolescentes se juntam, diariamente, para jogar futebol, seja por conta própria, ou até mesmo através de clubes organizados. Os espaços abertos são de grande importância para as pessoas que utilizam, pois são pontos de encontro e de lazer que estimulam a prática esportiva.
Um desses locais é o campo society de futebol, que substituiu a antiga quadra de areia, quando a Prefeitura reformou a praça Evangelista Almir Santos, no conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont. O campo possui 442 metros quadrados e ganhou gramado sintético, alambrados e arquibancadas.
Frequentador assíduo, o jovem Antônio Romerson, de 19 anos, não poupa elogios à quadra. “Treino aqui todos os dias. É muito bom ter esse local para jogar porque a gente sai mais de casa, tem um lugar bom para distrair e praticar esporte, que é sempre bom para a saúde e para a mente. Gosto de estar aqui diariamente marcando presença”, relata Antônio.
Seu amigo, Allan Douglas, de 14 anos, é o goleiro do time, e também disse que a quadra é de grande importância para todos da comunidade. “Todos os dias estou aqui. Depois que essa praça foi reformada, ficou muito boa, ainda mais com a quadra, que dá para a gente jogar e treinar com segurança”, declara.
Além de moradores se encontrarem de maneira independente, há também clubes de futebol das próprias comunidades que se organizam em torno das quadras públicas para incentivar a prática do esporte. É o caso da Escolinha de Futebol Real Bomfim, coordenada pelo professor Lairton Eudes dos Santos, que treina crianças e adolescentes onde hoje existe a primeira quadra pública de futebol society do estado, localizada no conjunto Bonfim, no bairro Soledade, zona Norte da capital.
Investimento
O espaço foi construído pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), num investimento superior a R$490 mil. A quadra faz parte do projeto “Praça da Juventude”, que visa fomentar a prática esportiva em localidades carentes.
“Esse campo é muito importante porque valorizou o nosso bairro e, hoje, as pessoas olham a nossa comunidade com um olhar diferente. Essa quadra nos trouxe mais alegria”, disse o professor Lairton Eudes dos Santos que, atualmente, treina cerca de 100 alunos do bairro.
Entre cones e outros equipamentos, as crianças treinam agilidade, velocidade e jogam futebol. Uma delas é a Ketilyn Kayane Conceição Santos, de 15 anos. “É bom estar aqui, a gente distrai a mente, não fica na rua fazendo besteira, e tem a oportunidade de praticar esporte, que eu gosto muito. Eu adoro jogar futebol e, aqui, temos um ótimo treinador, então essa quadra nos proporciona um bom passatempo”, afirma.
Quem treina junto com ela é o jovem Cauã Rafael dos Santos, de 14 anos. “Eu treino aqui há uns cinco anos e, depois, que o campo foi reformado, ficou bacana, bom para jogar, mais seguro e muito bom para nós. Meu sonho é ser jogador profissional”, revela.
Outro ponto de encontro de jovens que utilizam quadras públicas é o campo de futebol anexo à Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, complexo poliesportivo localizado no bairro Bugio.
O espaço ao ar livre proporciona lazer e a prática de esportes para os moradores do local, como é o caso de Paulo Guilherme, de 14 anos, que todas as tardes joga uma pelada com os amigos. “Sempre venho aqui, praticamente todos os dias, e é muito bom estar com os amigos jogar bola. É um lugar bonito e seguro, e a gente pode alimentar o sonho de futuramente ser jogador profissional”, declara.
Leia também: BR-101 recebe melhorias no pavimento