O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro, concluiu na última terça-feira a fiscalização de componentes de sistema para gás natural veicular (GNV). A operação teve como objetivo verificar se as oficinas autorizadas em Sergipe estão cumprindo as normas do Inmetro.
A fiscalização fez parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Inmetro e orientou fornecedores sobre a importância de cumprir a regulamentação. Os agentes do ITPS visitaram cinco oficinas e fiscalizaram 440 produtos, todos aprovados. Em caso de irregularidades, os estabelecimentos são orientados a corrigir os procedimentos e podem ser multados em valores que variam de R$100 até R$1,5 milhão.
De acordo com o Inmetro, os componentes do sistema de GNV devem ser certificados e conter o selo do Inmetro. Isso inclui válvulas de cilindro e abastecimento, sistema de ventilação e suas conexões, entre outros componentes do sistema para gás natural veicular. Essa regulamentação visa garantir a segurança das instalações nos veículos.
O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explicou que os proprietários de veículos somente devem instalar o GNV em oficinas autorizadas pelo Inmetro. “Através do site do ITPS, o cliente pode verificar se a empresa é credenciada pelo Inmetro. O objetivo é garantir que os veículos que utilizam o sistema de gás natural ofereçam segurança à sociedade, na hora de abastecer. É importante lembrar que os componentes do sistema GNV foram submetidos aos rigorosos testes de segurança realizados no laboratório do Inmetro. Caso o consumidor encontre empresas clandestinas, deverá denunciar através da nossa ouvidoria”, orienta.
O empresário José Valcides que trabalha há mais 26 anos no segmento de gás veicular, reconhece que a fiscalização do ITPS traz segurança. “Essa inspeção é muito importante tanto para a segurança dos clientes quanto para quem está trabalhando. Entendemos que essas ações ajudam a combater a clandestinidade”, diz.
Dúvidas
Em caso de dúvidas ou para fazer denúncias, o cidadão pode entrar em contato com o ITPS por meio da ouvidoria, que está disponível por meio do telefone (79) 3179-8055 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h) e do e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br.
Também é possível fazer o registro da denúncia no site do ITPS, no campo ouvidoria/ SE-Ouv. Para aqueles que desejam fazer a verificação metrológica, a orientação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do ITPS, por meio dos telefones (79) 3179-8087/8081.
Leia também: Shein vai criar 100 mil empregos em três anos