Para debater os incentivos estaduais para instalação de uma indústria de aditivos para combustível em Sergipe, gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) receberam nesta quinta-feira, 13, empresários da Ecomanda Américas, subsidiária brasileira da empresa suíça Ecomanda AG. A perspectiva da empresa é gerar cerca de 30 empregos diretos e 180 indiretos no estado. Nos próximos dias, o grupo visitará áreas disponíveis nos municípios de Umbaúba e Carmópolis para estudar a viabilidade dos locais.
O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, destacou que Sergipe está de portas abertas para o empresariado visando ao desenvolvimento do estado e à geração de emprego e renda.
“Estamos dando segmento ao planejamento estratégico do governador Fábio Mitidieri, mostrando as potencialidades e oportunidades do estado para a prospecção de negócios, com um ambiente favorável para que as empresas possam vir para Sergipe com segurança jurídica e legislação atualizada. Começamos a discutir benefícios e possíveis áreas, que o empresário visitará nos próximos dias”.
A instalação da indústria tem a perspectiva de ser finalizada em até dois anos. Os produtos gerados pela empresa tem como um de seus focos o agronegócio, pois os aditivos contribuem para a economia de combustível dos maquinários e redução da emissão de carbono na atmosfera, como destaca o CEO da Ecomanda Américas, Antônio Ticianeli.
“O mercado agro nos chama atenção porque carece de soluções econômicas. Fabricamos aditivos para combustível e vamos abrir uma segunda linha aqui para fabricação de Arla 32, que é um redutor de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). O Estado tem um projeto de crescimento sustentável e uma infraestrutura que contribui. Será um grande prazer trazer a indústria para cá e fomentar o negócio local”.
PSDI
O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, elencou os incentivos estaduais ofertados pela Companhia para a instalação de novas empresas no estado. “Através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), apresentamos o benefício fiscal e o benefício locacional para a Ecomanda, uma empresa consolidada no mercado de combustível e que possui interesse de se instalar aqui em Sergipe. O PSDI é um dos melhores atrativos em nível nacional para investidores, oferecendo benefícios e competitividade para as empresas no mercado. O próximo passo será localizar uma área que seja de interesse do empresário e também da prefeitura do município que receberá a indústria”.
A reunião também contou com a participação do deputado federal Thiago de Joaldo e do prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha. Para o deputado federal, a vinda da indústria beneficiará o campo de trabalho para a população sergipana.
“Estamos com um grupo suíço interessado em vir para a terra sergipana. Discutimos alternativas de locais, onde serão gerados empregos, renda e ocupação para jovens, mães e pais de famílias que precisam de trabalho. Vamos batalhar junto aos órgãos do governo, tanto em nível federal quanto estadual, para melhorar o ambiente de negócios, tornando menos burocrático e mais atrativo para os empresários e gerar riqueza para nosso Sergipe”, finalizou Thiago de Joaldo.
Leia também: Tribunal de Justiça da Bahia inscreve para concurso com 277 vagas