A Rede Atenção de Primária, principal porta de acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), registrou um aumento de 53,2% no número de atendimentos, em Aracaju, entre janeiro de 2022 e março de 2023. Essa rede abrange as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, geridas pela Prefeitura de Aracaju, nas quais atuam 141 equipes de Saúde da Família.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esse aumento reflete os investimentos feitos pela administração municipal, nos últimos anos, para a modernizar, ampliar e qualificar a oferta de serviços à população aracajuana. A qualificação dos profissionais e a humanização dos atendimentos estão entre os fatores relacionados a esse aumento.
Segundo a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, a disponibilização de mais profissionais para atender à população e a utilização da tecnologia para a oferta de serviços também estão diretamente atrelados aos resultados obtidos pela Rede de Atenção Primária.
“A gente vem tentando recompor as equipes. Hoje temos 15 Equipes de Atenção Primária (EAP) que ainda não foram habilitadas pelo Governo Federal, mas que estão sendo completamente financiadas pelo município, para que pudéssemos resolver este déficit. Além disso, temos a utilização do Prontuário Eletrônico, que de certa forma permite que o usuário possa marcar seu horário de atendimento. Isso agiliza, e assim a gente tem conseguido ampliar o atendimento à sociedade”, explica a secretária ao destacar que os profissionais têm passado por capacitações para melhorar o acolhimento aos cidadãos, dar um diagnóstico mais eficaz e agilizar os encaminhamentos.
Diretora de Atenção à Saúde, Janaína Souza Alves detalha que de janeiro de 2022 a março de 2023 foram realizados 1.083.398 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Desse total, 237.072 foram na área odontológica. Ela explica que, dentro desses atendimentos preventivos, quando é detectada alguma comorbidade ou patologia, os usuários são encaminhados para a rede secundária. Todas as UBSs possuem equipes de Atenção Primária.
“Esse crescimento no atendimento é devido ao olhar de uma gestão comprometida com a garantia do acesso, que é o direito de todo cidadão usuário do SUS, promovendo cada vez mais ações, qualificando seus profissionais, e também fortalecendo os programas preconizados pelo Ministério da Saúde”, afirma.
Aracaju aposta em novos serviços
Conforme Janaína, dentre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde, estão a educação em saúde promovida dentro das UBSs e a vacinação, a exemplo da campanha contra a poliomielite, que já alcançou 97% do público-alvo. “Estamos também qualificando os nossos profissionais, principalmente na humanização. As pessoas estão sendo muito mais bem acolhidas dentro das unidades”, ressalta. A diretora ainda cita os diversos programas desenvolvidos, voltados para a família, para a mulher, para idosos, contra o tabagismo, entre outros.
Para além dos atendimentos preventivos, do aumento do número de equipes e da qualificação profissional, a Prefeitura de Aracaju também utiliza diversas outras ferramentas que favorecem um maior acesso da população aos serviços do SUS na rede municipal de saúde da capital, como o Prontuário Eletrônico, a central telefônica e o Portal e aplicativo da Saúde para agendar consultas e exames.
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