Com o final de semana prolongado por conta do feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, muitos turistas já estão chegando para aproveitar o descanso em Aracaju. Com sua cultura, suas belezas naturais e diversos pontos turísticos, a capital sergipana tem se mostrado uma cidade bastante atrativa para receber os visitantes. A grande receptividade de turistas tem movimentado a economia local, gerando mais consumo na rede hoteleira, bares, restaurantes e em diversos outros setores da economia local.
Orla da Atalaia, Mercados Centrais, Calçadão da 13 de Julho e as praias são apenas alguns dos pontos mais visitados pelos turistas, que vêm dos mais diversos pontos do Brasil e de outros países. A maioria afirma buscar em Aracaju a tranquilidade e o descanso.
Na Feira do Turista de Aracaju, localizada na Orla da Atalaia, Mairi Gonçalves aproveitou para comprar algumas lembrancinhas. Ela é natural de Niterói (RJ), mas veio de Limeira, interior de São Paulo, com uma amiga. Essa é a primeira visita delas à capital sergipana, e Mairi não escondeu sua felicidade.
“Eu já conheci outras capitais do Nordeste, e estava faltando vir a Aracaju, cidade que estou amando. Chegamos na quarta-feira e vamos embora no domingo. Não tem nem como eu dizer o que eu gostei mais aqui, pois eu gostei de tudo. Essa cidade é abençoada por Deus. É só aparecer outra oportunidade que eu vou voltar”, declarou.
Sua amiga, Mari Elizabeth Orlandini, também não poupou elogios. “De vez em quando eu faço uma viagem, e agora estou conhecendo o Nordeste. Eu ainda não tinha vindo a Aracaju, e estou gostando de tudo. A comida é muito boa, é uma cidade muito limpa, bonita, bastante arborizada e que tem muitos coqueiros, que eu adoro”, disse.
Ainda na Feira do Turista, a jovem Camila Côrtes estava com o seu sobrinho dando um passeio. Natural de Salvador (BA), ela conta que vai aproveitar bastante o feriado em Aracaju. “Tudo aqui é bonito, as comidas são muito gostosas, a cultura é bem interessante, e o forró é o principal, é o que eu mais gosto. Aqui é uma maravilha, a praia é lindíssima. Só pretendo ir embora depois que passar a época das festas e dos forrós”, afirmou.
Em outro ponto da orla, na Escultura do Caranguejo Gigante, muitos turistas costumam tirar fotos para ficar na lembrança. Vindo de Vitória da Conquista, na Bahia, José Célio Neves Bezerra Segundo trouxe toda a família para curtir o feriado. “Chegamos aqui na quinta-feira. A gente gosta de Aracaju por ser uma cidade pacata e ter muitas opções de turismo. Viemos com a família toda para aproveitar esse final de semana prolongado”, disse. Opinião semelhante teve a sua esposa, Jéssica Gusmão. “Eu gosto muito das praias daqui, das barracas, acho bem legal. A Orla da Atalaia tem diversos restaurantes, e isso é também um grande atrativo”, afirmou ela.
Ações estratégicas
Desde 2017, a gestão municipal atua, de maneira estratégica e planejada, para fortalecer a cadeia produtiva do turismo na capital sergipana. Ano após ano, o setor ganha cada vez mais atenção e investimentos da Prefeitura de Aracaju e os resultados podem ser notados na crescente movimentação de turistas na cidade.
Algumas dessas ações são as melhorias na infraestrutura da capital sergipana, a partir da execução de obras estruturantes que qualificam a imagem do destino e da oferta de serviços urbanos cada vez mais aprimorados, proporcionando mais qualidade de vida aos aracajuanos e diferenciada experiência turística aos visitantes.
Além disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e outros órgãos da administração, realiza também eventos de grande porte (Projeto Verão, Corrida Cidade de Aracaju, Forró Caju e Réveillon), os quais geram fluxo turístico, como também promove a divulgação de Aracaju nas principais feiras de turismo do país e promove campanhas de divulgação do destino, em parceria com o trade turístico.
Leia também: Vivo recruta profissionais com deficiência para vagas em Aracaju