Obras que envolvem equipamentos públicos históricos e elementares para a cidade demandam, além de métodos de trabalho modernos, um planejamento adequado para que eles sejam aprimorados e, por consequência, proporcionem mais qualidade de vida para a população. Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju tem realizado serviços importantes em toda a cidade, de alta relevância para a comunidade aracajuana. Um deles é a reforma e ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o Rio Poxim, no bairro Farolândia. O trabalho está em fase final e, em breve, transformará para melhor a dinâmica do trânsito daquela região.
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, já concluiu a concretagem da última etapa da ponte no sentido Centro, e segue fazendo um procedimento chamado engastamento, que é a união da nova estrutura construída com a parte antiga da ponte. Além disso, a gestão municipal ergue um muro em gabião.
O trabalho é focado também na ampliação dos acessos à ponte, a partir do cruzamento entre as avenidas Paulo Barreto de Menezes e Tancredo Neves. É feita a terraplenagem em uma extensão de 210 metros na parte anterior da ponte, no sentido praias, e em mais 80 metros após.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca o impacto positivo da obra e a necessidade de revitalizar o patrimônio público, de modo que atendam às necessidades atuais.
“A ponte Juscelino Kubitschek foi construída em 1958, e ela já não conseguia atender, de forma satisfatória, a demanda de veículos da cidade, porque era formado um afunilamento nas suas cabeceiras, nos sentidos Centro e praias, que complicava o fluxo e tornava o trecho suscetível a acidentes. Essa obra vai deixar o equipamento com três faixas em cada lado, compatível com o modelo viário da avenida Paulo Barreto de Menezes, tornando a travessia mais cômoda para condutores, pedestres e ciclistas”, explica.
Estrutura da ponte Juscelino Kubitschek
Com 160 m de extensão, a ponte será ampliada em 4 m de largura, passando de duas para três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com ciclovia e uma pista para pedestres. Para executar a obra, a Prefeitura investe R$20.971.282,97.
A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju.
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