Para muitos, quando se fala em empreender, logo se pensa em uma franquia. Isso acontece porque, nos últimos anos, o franchising vem tendo papel fundamental para impulsionar a economia. Os números comprovam isso: apenas em 2022, o setor faturou mais de R$ 210 bilhões no Brasil e cresceu acima de 14%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Depois do eixo Rio-São Paulo, o Nordeste tem sido uma das regiões mais procuradas pelas marcas que buscam ampliar seus negócios.
E para aumentar as chances de sucesso, mais do que buscar estados que vem se destacando, é importante também pesquisar os segmentos mais promissores da economia. Em 2022, os dois setores dentro do modelo de franchising que mais cresceram foram os de alimentação e casa e construção. Só no Nordeste o faturamento do setor de alimentação foi de quase R$5 bilhões, e houve um acréscimo de quase 19% no número de unidades, passando de 3.334 em 2021, para 4092 no ano passado.
Já o segmento de casa e construção faturou um pouco mais de R$2 bilhões e teve um aumento de cerca de 5% no número de unidades (de 1756 para 1850 no mesmo período).
Hoje, o Nordeste tem o terceiro maior PIB do Brasil, o que representa 13,6%, ficando atrás do Sudeste (55,4%) e do Sul (16,5%). Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), mostram que a economia nordestina cresceu 2,2% ao ano entre 2002 e 2020 – praticamente em linha com a média do PIB brasileiro, que avançou 2%. O desempenho da região Nordeste foi superior ao das regiões Sul e Sudeste, que cresceram 1,7%, ao ano, cada.
A rede Tintas MC, de São Paulo, por exemplo, que só tem unidades na Bahia, traçou um plano agressivo para expandir na região. “Acreditamos muito no potencial do mercado, por isso, nossa meta é abrir 200 unidades no Nordeste nos próximos anos. Só em Fortaleza, queremos 10 lojas até o final de 2023”, explica a gerente de expansão da Tintas MC, Ana Centrone.
Após a realização de estudos de mercado, a empresa ficou ainda mais animada com o quadro econômico da região. De acordo com o levantamento, só o estado do Ceará tem um potencial de venda de 26 milhões de litros de tintas imobiliárias por ano.
Para incentivar os negócios, a rede está desenvolvendo uma parceria com o Banco do Nordeste, o que facilita a viabilidade do empreendimento. “Esse crédito pode custear o valor total da franquia ou uma parte dela. Tudo será feito e analisado para dar o maior conforto financeiro para o futuro franqueado”, explica Ana Centrone.
Franquia da Sal e Brasa
Quando se fala em alimentação e fast food, o Nordeste tem mais de quatro mil unidades de franquias, perdendo apenas para o segmento de saúde, beleza e bem-estar, que tem mais de cinco mil unidades. Espalhadas em shoppings e em lojas de rua, o setor de alimentos empregou mais de 48 mil pessoas em 2022.
E toda essa movimentação do setor de alimentação, muito impulsionada pelo turismo, tem feito empresas já bem estabelecidas na região buscarem crescer ainda mais. É o caso da rede Sal e Brasa Grill Express, estabelecida na Bahia e com o Nordeste no seu DNA.
A marca conta com 45 unidades no Brasil, sendo 38 no Nordeste. “Em Fortaleza, temos como meta abrir mais três lojas. E cidades como Sobral e Juazeiro do Norte, ambas no Ceará, também estão no nosso radar”, salienta o CEO da rede, Fernando Ribeiro. Segundo ele, a franquia é um negócio muito atraente, porque é um modelo que já foi testado e está consolidado, e isso passa maior segurança para quem quer empreender.
A marca Sal e Brasa Grill Express faturou mais de R$90 milhões em 2022, um crescimento de 6% na comparação com 2021. “Nosso negócio está bem representado e sólido na região, mas ainda há espaço para crescer de forma sustentável e rentável para a franquia e para quem investe nela”, garante Fernando Ribeiro.
Para 2023, o setor de franquias projeta crescer seu faturamento entre 9,5% a 12%, além de aumentar suas operações e a geração de empregos em 10%.
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